Estilo de cerveja Sour
Pensarmos no universo de Cerveja Sour, é imaginar um universo vasto, do qual o BJCP (Guia de estilos cervejeiros) categoriza mais de 10 estilos com a nomenclatura. Há ao menos um estilo representante em cada escola cervejeira do mundo, embora encontre-se com mais frequência na Bélgica.
Para as pessoas que costumam dizer que cervejas só são amargas, está aí a chance de se surpreender. O amargo pode até ser predominante em muitos tipos de cerveja, por conta do uso de lúpulo. Mas não na Sour! Obviamente (como o próprio nome diz) as cervejas de tipo Sour exploram o gosto ácido e diferente de outros estilos cervejeiros, este gosto não vem da adição de outro insumo (seja ele malte, lúpulo, frutas ou qualquer outro aditivo), este gosto é obtido modificando-se o processo de produção, acidificando o mosto por meio de ácidos e/ou fermentando a cerveja com leveduras selvagens (como Brettanomyces) ou bactérias lácteas.
Isso e muito mais sobre o estilo nós te contamos no módulo do My Beer Class deste mês. Não deixe de conferir todo o conteúdo que nós, juntamente com especialistas da área, preparamos para você.
E para quem assina a versão Full, confira as características sensoriais da cerveja do mês!
Cerveja My Beer Class Março (pacote Full)
Lohn Bier Catharina Sour com jabuticaba
Origem: Brasil | Estilo: Catharina Sour | Teor Alcoólico: 4% | Coloração: Dourada | Amargor: Baixo | Temperatura ideal: 4 a 8 ºC | Harmonização: Frutos do mar
A Lohn Bier Catharina Sour é uma linha de cervejas criada com frutas típicas da região Sul e com a acidez que o nome sugere. Essa versão com jabuticaba possui corpo médio, baixa formação de espuma, pouco teor alcoólico e característica frisante. Foi ganhadora da medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2019.
Gostou? Assine o My Beer Class clicando AQUI!