A história da Brooklyn Brewery, um dos ícones do mundo cervejeiro, começa com Steve Hindy, que no inicio dos anos 80 era um correspondente internacional da Associated Press e aprendeu a fazer cerveja ao passar seis anos na companhia de diplomatas nos países islâmicos, onde bebidas alcoólicas são proibidas e a única alternativa era produzir a própria cerveja. Quando Steve retornou para sua casa no Brooklyn, em Nova York, em 1984, ele e Tom Potter, seu vizinho, resolveram abandonar seus empregos e fundar a cervejaria.
Em 1988 foi oficialmente fundada a Brooklyn Brewery com o propósito inicial de trazer de volta a boa cerveja para Nova York. Na ocasião a dupla contratou o designer gráfico Milton Glaser, mais conhecido como o criador do logo para a campanha “I love New York”, para criar o logo e identidade de marca na nova cervejaria. Entre construir uma identidade com tão poucos recursos e finalmente encontrar lugar nos pubs em Nova York foi uma batalha que levou alguns anos.
No início, todas as cervejas eram produzidas em contrato com a Matt Brewing Company, e os dois sócios criaram a sua própria empresa de distribuição, transportando pessoalmente e comercializando sua cerveja em bares e pequenos varejos ao redor de Nova York.
Em 1994 a marca ganhou fôlego com o lançamento da cerveja Black Chocolate Stout e a entrada do mestre cervejeiro Garrett Oliver. Ele havia sido mestre cervejeiro da Manhattan Brewing Company of New York, e hoje é uma das referências mundiais em harmonização de cervejas especiais e comida.
Em 1996 eles adquiriram uma antiga fábrica em Williamsburg, no Brooklyn, e a converteram no que é hoje a sede da cervejaria. No ano de 2013, a Brooklyn comemorou 25 anos de fundação e é atualmente, com 29 anos de fabricação, uma das cervejarias independentes mais famosas do mundo, distribuída em mais de 20 países. Toda essa infraestrutura ligada à qualidade de seus produtos faz com que ela exporte mais cerveja do que qualquer outra cervejaria artesanal americana.
Por que a Brooklyn é uma cervejaria de respeito
Um fato bastante curioso e único e que nos mostra por que a Brooklyn é uma cervejaria de respeito: Monster era um gato que vivia dentro da fábrica, considerado um grande amigo de todos os funcionários, que, infelizmente, faleceu em 2012. Com a sua morte, uma cerveja Brooklyn excepcional saiu de linha: a Brooklyn Monster Ale, feita em homenagem ao gatinho, era uma Barley Wine excelente! Na época, a ação parecia ser somente uma jogada de marketing, ideia que não se sustentou, já que a cerveja foi realmente descontinuada. A Brooklyn demonstra uma enorme preocupação em manter a personalidade de sua marca, por isso todos os seus lançamentos tentam trazer leveza e bom humor. Isso se reflete na legião de fãs, que se envolve com a marca, como no episódio da morte do Moster The Cat e o corte da produção da Moster Ale, que mobilizou fãs de todo o mundo.
Além do mais a Brooklyn tem uma série de cervejas rolhadas, únicas,
complexas, maturadas em barril. Somente isso já seria o bastante para garantir um destaque e reconhecimento a marca, mas a coisa não para por ai: muitas das suas cervejas estão na lista das melhores cervejas do mundo e outras entre as cervejas mais desejadas do mundo. Um ótimo exemplo é a Black Ops, maturada em barris de Bourbon.
Livros sobre a Brooklyn Brewery
E aí, qual a sua Brooklyn preferida? Conte pra gente nos comentários!
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