Os dias mais frios já chegaram ou estão chegando em muitas cidades do Brasil e você sabia que existem ótimos estilos de cervejas de inverno? Com o frio chegando dá aquela vontade de uma bebida que “esquente”, por isso, aqui tem uma lista com 5 estilos de cervejas de inverno, para você aproveitar nos dias mais friozinhos.
5 estilos de cervejas de inverno e porque elas combinam com o frio:
Porter
Criado no século XVII, na Inglaterra, como a cerveja para trabalhadores portuários ingleses e irlandeses, o estilo Porter é hoje um dos mais populares do mundo. A cerveja Porter surgiu em Londres há cerca de 300 anos, evoluindo de uma Brown Ale jovem e doce, popular na época.
A Porter é uma cerveja escura, produzida com malte torrado. Suas principais características são notas que remetem a café, chocolate amargo, toffee e biscoitos. Apresenta características levemente licorosas e dentre as opções dessa lista não são as mais alcoólicas, variando entre 4% e 5,4%.
Stout
A cerveja Stout pertence à família Ale, o que significa que é uma cerveja de alta fermentação. Segundo algumas “lendas cervejeiras”, ela foi criada como um meio de driblar os altos impostos que o Reino Unido aplicava sob o malte de cevada.
A Stout é uma variação da Porter sendo mais encorpada, negra e alcoólica, foi chamada durante muito tempo de Stout Porter. As características de uma Stout são os aromas e sabores de cacau e café, seu equilíbrio entre o amargor e a doçura e seu teor alcoólico elevado fazem dessa uma ótima opção de cerveja de inverno.
Belgian Strong Golden Ale
As cervejas do estilo Belgian Strong Golden Ale são cervejas complexas e delicadas, tradicionalmente são refermentadas na garrafa, bastante efervescentes e têm um espuma densa e cremosa. Sua coloração fica entre amarela e dourada, com aparência brilhante e translúcida.
Seu aromas e sabores trazem notas frutadas, lupuladas, condimentadas e de álcool com o apoio de um suave caráter de malte. O teor alcoólico desse estilo é alto e varia entre 7,5% e 10,5% o que faz desse um estilo de cerveja para o inverno.
Doppelbock
A Doppelbock é uma cerveja de origem bávara, o termo “Doppel”, em alemão, significa dobro, isso porque são mais fortes que as tradicionais cervejas do estilo Bock. Uma curiosidade sobre as cervejas deste estilo está nos nomes, é que os fabricantes normalmente dão a essas cervejas nomes terminados em “ator”, isso segue a nomenclatura da primeira Doppelbock, a Salvator, que foi criada no mosteiro São Francisco de Paula, na Alemanha, em 1780.
Este estilo tem uma grande variação de coloração, as versões mais escuras são mais complexas, com sabor do malte bem presente e as versões mais claras têm um quantidade um pouco maior de lúpulo. Seu teor alcoólico pode chegar até 10% o que faz das cervejas do estilo uma excelente opção para dias frios.
Barley Wine
As cervejas do estilo BarleyWine já foram consideradas extremamente difíceis de se produzir, pois precisam de uma gravidade inicial altíssima (acima dos 1.090), passam dias fervendo, são fermentadas por meses e levam anos maturando. Ficaram conhecidas como Vinho de Malte, devido a sua complexidade, teor alcoólico que varia entre 8,0% a 12%, além da evolução no envelhecimento.
As cervejas desse estilo são encorpadas, com presença marcante do álcool, assim como um licor, e sabores que saem do biscoito, passando por passas, nozes, caramelo e até mesmo madeira defumada, todas essas características fazem dessa uma cerveja perfeita para dias de inverno.
Serviço:
Ficou com vontade de experimentar esses estilos de cervejas de inverno? Você pode encontrar alguns rótulos aqui.