Foto: agenciabrasil.ebc.com.br
in

Brasil Cervejeiro: as cervejas de Ribeirão Preto

Nosso Brasil Cervejeiro agora está pousando em diversas cidades espalhadas pelas terras tupiniquins. Hoje vamos contar um pouco sobre o movimento cervejeiro em uma das principais cidades que apreciam uma boa cerveja, e eu estou falando sobre aquela que provavelmente seja considerada a capital brasileira do líquido sagrado: chegamos em Ribeirão Preto.

Lá é realizado um dos principais eventos cervejeiros do Brasil, o IPA Day, que você com certeza já ouviu falar e é considerado o maior festival de cerveja IPA do mundo. Ele acontece desde 2012 e marca presença também em São Paulo e Porto Alegre.

Infelizmente, como estamos vivendo um ano muito “louco”, cheio de incertezas, a festa que ocorreria dia 02 de novembro foi transferida para 13 de novembro de 2021. Se você não conhecia o evento, pelo menos agora dá tempo de se programar pra poder participar da próxima edição.

Brejas invencíveis

ribeirão preto
Foto: Instagram da cervejaria.

Mas vamos falar das cervejarias que têm Ribeirão Preto como berço? Vou começar por uma participante do nosso Beer Pack do mês passado: a Invicta! A cervejaria nasceu em agosto de 2011 pelas mãos de Rodrigo Silveira e Ismael Silva, e eles fizeram mágica! 

A Invicta é uma das principais cervejarias do país e carrega muitos e muitos prêmios pelo Brasil e mundo afora. Algo legal de se citar é que a marca tem participação em outras grandes cervejarias: Urbana, 2 Cabeças e Velhas Virgens. 

O plano atual da marca é aumentar em poucos anos sua produção mensal de 150 mil litros para incríveis 500 mil litros! Já tive a oportunidade de provar alguns dos rótulos, então aqui vão minhas indicações particulares: Invicta Iniciação, Hellbeirão, Saison à Trois, 1000 IBU, Black Cat e a perfumada New England IPA, Conan.

Impulsionando o mercado

ribeirão preto
Foto: Instagram da cervejaria.

A Terra do Chope, como Riberão é conhecida, também abriga a cervejaria Lund. A marca nasceu em 2008 pelas mãos de um apaixonado por cervejas especiais, o empreendedor Yussif Ali Mere. E de lá pra cá só cresceu! Em 2015 já havia dobrado sua produção de cervejas e ano passado foi adquirida pela Holfing BGF Alliance, que tem como objetivo principal impulsionar o mercado cervejeiro puro malte.
Segundo o site da marca, essa ação colocou a cervejaria ainda mais em evidência e também aumentou sua produção. Entre seus rótulos de linha temos estilos clássicos como Witbier, Weiss e APA, além de rótulos sazonais como Cream Ale, Dry Stout e Imperial IPA. Pra quem curte aquela cerveja fresquinha (todo mundo), a Lund possui bar próprio, apareça!

Negócio de família

ribeirão preto
Foto: Instagram da cervejaria.

Agora a história começa em família e vamos voltar 200 anos, quando a paixão por cervejas artesanais na família Balieiro nascia. E para nooooooooossa alegria (pegou a referência?), a paixão passou de geração em geração até chegarmos em 2011, quando começavam os projetos para a inauguração da cervejaria Walfänger.
Já em 2012 já era fechado o acordo com a Bonfim Cervejaria LTDA, que ficaria responsável pela produção. Atualmente, a cervejaria possui capacidade de produção de 100 mil litros por mês. Além de rótulos sazonais, especiais e muitos prêmios, a marca conta com a produção de mais sete estilos produzidos de acordo com a Lei da Pureza Alemã. Prost!

Inovar é preciso

Foto: Instagram da cervejaria.

Sinto cheiro de inovação na área. Chegamos agora na cervejaria Pratinha. Se você é ligado nas notícias do mundo cervejeiro, lembra da história bombástica da cerveja em pó, correto? Pois bem, ela nasceu aqui e mostrou pra todo mundo que a cervejaria tem investido forte em inovação e continua focando suas energias nisso, fora a produção de boas cervejas, é claro. 

Tanto é que a marca possui o chamado “Beerhacklab”, um espaço dentro da cervejaria que serve como um espaço para brainstorm e desenvolvimento de novas cervejas. Muito legal, né? Fiquei bem curiosa para visitar. 

Hoje em dia a Pratinha conta com aproximadamente 15 rótulos de cervejas e vários prêmios. Entre os rótulos encontramos coisas muito legais como: Märzen (Oktoberfest), Old Bruin Red Flanders (oloco!), Rauchbier e Maibock, além de clássicos como uma boa IPA ou uma tradicional Witbier.

Toca do urso

Foto: Instagram da cervejaria.

E não tem como falar de Ribeirão Preto sem mencionar a Colorado. Ela veio ao mundo pelas mãos de um empresário do ramo farmacêutico, que disse sabiamente “Escolhi trabalhar com algo que não remedia, mas sim que previne doenças: cerveja, amigos e diversão”. 

A cervejaria nasceu em 1996 (!) e desde então cresce a cada dia. Foram quase 10 anos com produção somente de chope, iniciando a produção em garrafas por volta de 2005. 

A Colorado possui uma história incrível, repleta de conquistas que, nem cabem aqui nesta coluna, assim como seus inúmeros prêmios pelo mundo todo. Apesar de não ser vendida no Clube, você encontra seus rótulos facilmente em mercados pelo Brasil inteiro e que valem a pena serem provados, são cervejas muito bem feitas e que merecem o espaço que têm.

Ufa! Ribeirão Preto tem muito mais a oferecer do que contei pra vocês, quem é amante de cervejas, assim como eu e acredito que assim como você que está lendo essas linhas, a cidade é uma visita obrigatória. Muitas aventuras cervejeiras nos esperam por lá.

Brasil Cervejeiro: Um passeio por Floripa

Qual sua sugestão para a próxima cidade que vamos visitar? Conta pra mim.

Cheers! 

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.