goiás
in

Harmonização de cervejas com pratos da culinária de Goiás

Hoje vamos entrar de sola no sétimo maior estado do nosso país. Um estado conhecido por exportar música para todo o Brasil, e para o mundo. O imenso e central estado de Goiás gerou artistas que hoje estão em todas as listas de mais tocados nas rádios brasileiras como Chrystian & Ralf, Marília Mendonça e Tiago Brava, mas obviamente tem muito mais que sertanejo em Goiás: O Cantor Leo Jaime, responsável por indicar o cantor Cazuza ao Barão Vermelho, ícone do rock dos anos 80 é de Goiânia (capital); a banda de Rock Pedra Letícia (do Humorista Fabiano Cambota) também é de lá, e faz um som super legal e irreverente.

O estado, fundado por bandeirantes, fica cravado bem no centro do nosso país, é o 12º estado mais populoso e se destaca dos outros estados brasileiros por conta do agronegócio. É o maior produtor nacional de soja, milho e tem o terceiro maior rebanho bovino do Brasil. Não podemos deixar de falar que o estado também comporta a maior estância hidrotermal do mundo (a cidade de Caldas Novas), onde milhares de turistas correm pra se banhar em suas águas quentes.

É natural que diante de tanta riqueza e cultura, houvesse um universo culinário muito vasto. Me sinto cometendo até uma injustiça na seleção de harmonização, com tantos  outros pratos incríveis da região. Os pratos mais tradicionais são arroz com pequi, pamonha, empadão goiano, guariroba, peixe na telha, tutu de feijão e muitos outros. Para hoje, ao som de Dormi na praça do Bruno & Marrone, vamos harmonizar as indicações da minha amiga, a chef Bruna Luiza (que é entendida do estado), com as cervejas mais incríveis do mundo. 

4 harmonizações de cerveja e comidas de Goiás:

Pamonha

goiás

Natural que encontremos, no maior estado produtor de milho do Brasil, uma variedade muito grande de produtos derivados deste cereal. Entre uma variedade de pamonhas doces ou salgadas (em destaque a doce com queijo e a salgada com calabresa ou frango). Vamos tornar esta experiência um pouco mais incrível com uma Brown Ale (se a pamonha for doce), afinal suas notas que remetem a caramelo, nozes e chocolate vão agregar muito ao sabor. Se for salgada, recomendo uma cerveja com notas mais maltadas, como a clássica Weizenbier que vai contribuir bastante com seus ésteres de banana e cravo.

Linguiça de porco

goiás

Clássico da charcutaria. Feita com toucinho sem couro moído, numa tripa de porco e temperada com alho, sal e pimenta do reino, é sem dúvida a lingüiça mais gostosa que existe (obviamente na minha humilde opinião de comedor de churrasco na Bahia). Se eu harmonizar com Bamberg Märzen Rauchbier vocês vão brigar comigo? Meio óbvia a harmonização, eu sei… é quase uma cerveja feita pra comer com essa linguiça, mas vamos lá! Se você harmonizar com uma Smoked Porter irá funcionar tão bem quanto e ainda agrega com notas torradas que remetem a chocolate.

Frango com Pequi

goiás
Foto: delicia.com.br

Um maravilhoso frango cozido com tomate, pimentão alho e cebolas, acompanhado com a fruta tradicional da região do cerrado, muito usada (no passado) na indústria de sabão. O pequi é símbolo do estado de Goiás e acompanha um monte de outros pratos típicos. Aqui, por se tratar de uma ave, ainda assim é um prato um tantinho untuoso, vamos harmonizá-lo então com uma clássica American Pale Ale. Seu lúpulo de origem americano vai contrastar a untuosidade com um leve amargor cítrico.

Queijo com Goiabada

Uma sobremesa tão clássica quanto a velha goiabada com creme de leite na casa da avó. Essa combinação do queijo com a goiabada, conhecida como Romeu e Julieta, tem notas que remetem à infância, à família e à casa na roça. Aqui vamos harmonizar esse casamento com uma cerveja tão brasileira quanto às lembranças que o doce trás. Uma Catharina Sour de frutas vermelhas vai muito bem. Além de contrastar o dulçor com acidez da cerveja, ainda vai assemelhar-se com as notas frutadas da bebida.

Harmonização de cerveja na culinária amazonense

Aprendi com um amigo deste estado que: “As veiz nóis só precisa duma pessoa que olhe no fundo do zói da gente e diga: Bóra comer um pão com ovo e tomá uma?” e é para essa gente simples do campo que dedico esse brinde! Saúde!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.