cerveja com culinária paulista
in

Harmonização de cerveja com culinária paulista

Este é o mês de homenagear uma das cidades mais populosas do mundo, sem dúvidas a mais populosa da américa latina. Com 12.325.232 milhões de habitantes, São Paulo é conhecida por seu tamanho, por ser um dos grandes centros culturais da américa latina e por ser uma das maiores capitais gastronômicas do mundo. Aqui vamos ver algumas opções de harmonização de cerveja com culinária paulista.

Nesta gigantesca selva de pedra vivem pessoas de mais de 200 países diferentes, além de ser a maior comunidade japonesa fora do Japão. A cidade também conta com mais de 100 museus ativos, mais de 100 teatros, 280 salas de cinema e a maior rede hoteleira da América Latina. Quem sonha com uma viagem ao Rio de Janeiro ou com as paradisíacas praias do nordeste, se espanta ao saber que São Paulo é o maior destino turístico do Brasil, e isso é tão expressivo que, antes dessa terrível pandemia estimava-se uma média de um evento acontecendo a cada seis minutos nesta cidade que não dorme.

Espantoso seria se diante de uma riqueza tão grande de histórias e vivências, a comida da cidade de São Paulo não fosse diretamente influenciada pela vida local. Imagine só um lugar que consome 1.000.000 de pizzas  por dia (a produção é tão intensa que tem cantinas que funcionam 24h direto), estima-se que 17.000 sushis são produzidos por hora, isso sem contar a produção de pães e a quantidade de restaurantes. 

Harmonização de cervejas na culinária mineira

São Paulo está no top 10 das cidades gastronômicas do mundo e a produção de cerveja não fica atrás. Estima-se que existam mais de 130 cervejarias registradas só na cidade de São Paulo, mas esse número é 44% do total de cervejarias do estado. Por conta disso, vamos celebrar a diversidade e, ao som de Sampa do Caetano Veloso, vamos harmonizar cervejas com comidas que todo turista come na Gigante Brasileira!

Dicas de harmonização de cerveja com culinária paulista:

Sanduíche de mortadela

Foto: cybercook.com.br

Quem chega em Sampa, quer conhecer seus pontos mais tradicionais. E posso garantir que nenhum lugar em São Paulo vai te oferecer uma diversidade tão grande de sabores, aromas e cores quanto o Mercado Municipal de São Paulo. Lá você encontrará o famosíssimo sanduíche de mortadela, e acredite… ele é enorme! Vamos harmonizar este sanduba com cervejas com perfil de malte tostado, uma Amber Lager, por exemplo, cairia muito bem. Se a Mortadela for defumada, por semelhança experimente com Rauchbier.

Sushi e Sashimi

Qualquer turista em São Paulo, sem dúvida vai bater na Liberdade em algum momento. Estando lá acabará por comer sushi (bolinho de arroz, coberto com peixe ou frutos do mar crus ou cozidos) ou sashimis (fatias de peixe ou frutos do mar consumidos crus com molho shoyu e wasabi). Aqui vamos de Witbier, juntando Bélgica e Japão. Uma cerveja menos intensa como essa vai acrescentar excelentes notas de casca de laranja e semente de coentro, aos sabores delicados da culinária japonesa.

Pizza

cervejas com culinária paulista

Aqui, temos uma das comidas mais consumidas na cidade de São Paulo, uma das mais untuosas também. Vamos contrastar esta pizza com amargor e harmonizar com cervejas bastante lupuladas. Aqui já podemos entrar com uma Imperial India Pale Ale e New England IPA, os estilos mais consumidos de cervejas artesanais e especiais do Brasil.

Coxinha

cervejas com culinária paulista

Tradicionalíssima, representante dos tira-gostos brasileiros, é de São Paulo esse bolinho feito com farinha de rosca ou batata, recheado com muitas coisas, mas frequentemente com frango desfiado. Aqui, de forma mais suave, com uma Hop Lager, mas também vai bem, sobretudo se tiver queijo dentro, com uma American Pale Ale.

Com essas dicas de harmonização de cerveja com culinária paulista me bateu até uma saudade de São Paulo, foi lá onde me formei Sommelier e conheci um monte de personalidades do universo cervejeiro das quais me orgulho bastante de ter sido aluno. Fica minha homenagem a todos eles assim como a todo o povo desse estado. 

Fiquem bem e saúde!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

cervejeiro gamer

A jornada do cervejeiro gamer

10 países que mais tomam cerveja

Conheça os 10 países que mais tomam cerveja no mundo