culinária catarinense
in

Harmonização de cervejas com a culinária Catarinense

“Lá vem o Marcos, descendo o morro da vó Salvelina!” Com ele vem esta edição dedicada ao vigésimo maior estado brasileiro. A bela Santa Catarina é o estado mais cervejeiro do Brasil, e nada mais justo do que finalizar nossa viagem pelos sabores das regiões brasileiras com este estado que registrou 1.383 cervejarias em 2020, o que representa um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior, com 204 novos CNPJs registrados e somente 30 fechamentos de negócios em um ano de pandemia. Hoje vamos conhecer algumas dicas de harmonização de cerveja com a culinária catarinense.

Foto: viagemeturismo.abril.com.b

O estado abençoado por Santa Catarina de Alexandria tem como principais cidades sua capital Florianópolis, Joinville, São José, Chapecó, Itajaí e Blumenau (a Alemanha brasileira). Blumenau é uma cidade tão importante para a cultura cervejeira que sedia a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para Munique, na Alemanha. Algumas bandinhas, inclusive, tocam nas festividades alemãs e em seguida correm para Blumenau para a Oktoberfest daqui, a maior celebração cervejeira do mundo, fora da Alemanha. A Cultura, arquitetura e culinária regional, obviamente se dá através da influência das colônias alemãs no sul do país.

O décimo estado mais populoso do país sobrevive da agroindústria, agropecuária e do turismo, cidades como Florianópolis (segundo destino turístico mais procurado por viajantes estrangeiros) e Balneário Camboriú, a “Dubai brasileira” (que recebe mais de 300.000 turistas ao ano) possuem praias lindíssimas. Balneário Camboriú inclusive possui alguns dos maiores arranha-céus do mundo e sua própria versão do Cristo Redentor (O Cristo Luz) como ponto turístico obrigatório. 

Dito isso, “taca-lhe pau nesse carrinho Marcos” e, ao som de Centopéia do Chopp da Banda Vox 3, vamos com as harmonizações de cervejas com as comidas mais típicas dos barrigas verdes!

Joelho de Porco (Eisbein)

culinária catarinense

Como já disse, a culinária catarinense é super influenciada pela Alemanha. Aqui, vamos com um prato que tenho uma lembrança afetiva muito grande: O Joelho de porco cozido ou a pururuca, acompanhado de chucrute e batatas cozidas. Você pode harmonizar esse prato com uma maravilhosa Altbier, mas me desculpe a obviedade: o jeito certo é com a cerveja tradicional de Bamberg, a defumada Rauchbier!

Cuca

Foto: isabela.com.br

A Cuca (não confundir com a bruxa do Sítio do Pica-pau Amarelo), também chamada de Cuque em algumas cidades, é uma sobremesa bem popular na culinária catarinense. É similar a um bolo ou torta, feita com massa grossa e recheios dos mais diversos. Recheada com chocolate pode acompanhar cervejas como Stout ou Dunkelweizen, mas não esqueça a tradicional Catharina Sour, quando a Cuca tiver frutas vermelhas ou morangos!

Linguiça Blumenau

culinária catarinense
Foto: fiesc.com.br

Bem famosa no norte catarinense, esta é uma linguiça feita com paleta de pernil suíno moído, gordura e condimentos. Dá pra substituir o salsichão alemão com molho de mostarda, por ela com uma Weizenbier? Dá, embora isso seja mais cultural que harmonização. Penso que, por contraste, fique melhor com uma India Pale Ale inglesa, ou de repente uma Porter. A experiência ficará muito rica desse jeito.

Pinhão

culinária catarinense
Foto: www.gazetadopovo.com.br

Outra comida típica, que inclusive é responsável por uma das maiores festas do estado. A Festa do Pinhão, fruto da araucária. Normalmente comido cozido ou assado, o pinhão pode estar presente em muitos outros pratos, como farofa, na cuca ou até mesmo em pastéis. Aqui vamos harmonizar com uma Pale Ale. Ela vai contrastar seu leve amargor e boa carbonatação com um teor moderado de gordura, junto com o sabor característico de pinhão, deixando a experiência super agradável.

Espero que tenham curtido esse tour pelo gigante Brasil! Mande-nos mensagem com possíveis lugares que acabamos deixando de falar, e também como foi sua experiência com nossas harmonizações. 

Até a próxima edição e saúde!

Harmonização de cervejas com a culinária do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.