harmonização de cerveja
in

Harmonização de cerveja na culinária amazonense

Hoje na categoria de harmonização de cerveja vamos falar do maior estado brasileiro, com mais de 1,7 milhão de quilômetros quadrados, é guardião do maior patrimônio natural Brasileiro, afinal de contas o Amazonas guarda a maior porção da grande Floresta Amazônica, riquíssima em vida, recursos naturais, tribos indígenas ainda desconhecidas e diversos outros segredos. A floresta é tão vasta em vida selvagem que estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies animais por lá, o que não é exagerado pensar que existem espécies nunca vistas pelo homem vivendo nesta floresta. Espécies que habitam nossa imaginação como a grande Sucirí (conhecida como Anaconda) que pode chegar a 5,5 metros, ou a Aranha-golias-comedora de pássaros (a maior aranha do mundo), o pássaro Urutau que poderia ser internado numa clínica psiquiátrica dos bichos por conta do seu olhar que nos lembra do olhar da loucura, ou até mesmo o famoso Boto Cor de Rosa, dos rios amazonenses. Reza a lenda que o boto sai do rio, em noites de lua, na forma de um belo homem para seduzir as mulheres locais. 

Quer região mais incrível que essa?

Obviamente, não é só de floresta que é composto o estado do Amazonas. A capital Manaus, com mais de 2,7 milhões de pessoas, é a sétima maior cidade do Brasil e sem dúvida a maior cidade da região Norte, além de ser o 10º maior destino turístico do país. A Zona Franca de Manaus é também um dos maiores polos industriais do país e abriga mais de 50 empresas, contribuindo ativamente com mais de 60% dos impostos da região norte. Este estado recebeu seu nome por conta do rio Amazonas, dado pelo espanhol Francisco Orellana, que relatou ter encontrado guerreiras que lembravam as Amazonas da mitologia grega. O Estado é tão rico culturalmente que seria impossível que esta riqueza não refletisse diretamente em sua culinária bastante influenciada pelos hábitos alimentares indígenas. Então, ao som da música Tic Tic Tac da banda Carrapicho vamos bater forte o tambor e aprender harmonização de cerveja com a culinária do povo amazonense!

Tacacá

harmonização de cerveja

Preparado com um caldo amarelado chamado Tucupi (um caldo extraído da mandioca com um instrumento indígena chamado Tipiti e não pode ser consumido crú, sob risco de morte por ser venenoso). O Tucupi deve ser cozido para eliminar o veneno, depois fermentado de três a cinco dias para servir como molho do Tacacá. Coloca-se o tacacá por cima da goma de mandioca e serve com camarão seco, jambú e pimenta. Agora vamos para a harmonização de cerveja… Aqui vamos evitar uma cerveja com amargor elevado e de repente harmonizar esse prato com cervejas como Vienna Lager, ou apostar em sabores mais caramelados como Amber Lager. Vai complementar bem essa iguaria.

Pirarucú de Casaca

Esse peixe “encapotado como se fosse a uma festa” é conhecido como bacalhau amazonense. É preparado seco, depois dessalgado (da mesma maneira que o bacalhau português) e servido com banana e  farinha ovinha. Vamos harmonizá-lo com uma Witbier que vai contribuir bem com um frescor frutado de casca de laranja e semente de coentro, ou de repente, a sobriedade de uma Weizenbier, mantendo a suavidade do prato com essa breja tradicionalmente alemã.

Moqueca de banana pacovan

harmonização de cerveja

Uma moqueca deliciosa preparada com leite de coco, azeite de oliva, alho e cebola. Uma deliciosa iguaria do estado. Ainda que seja feita com banana, este prato ainda é uma moqueca. Vamos harmonizar esse prato com uma maravilhosa Stout. Acrescentando uma cremosidade característica com notas de café e cacau, contrastando bem com este prato cozido ao leite de coco.

Ceviche de Tucunaré

harmonização de cerveja

O único peixe da região do amazonas que fica bem servido como ceviche ou sashimi, geralmente os peixes amazonenses costumam ter um odor que impede de serem servidos crus. Aqui vamos trazer umas cervejas ácidas para este prato? Uma boa cerveja para harmonização neste prazo, pode ser de repente uma Catharina Sour, que contribui bem com um frutado do prato, mas se você quer algo mais clássico, a harmonização com uma Lambic vai muito bem.

Quem diria que pratos tão diferentes poderiam ser harmonizados com rótulos tão clássicos, em? Esta é uma homenagem a um estado brasileiro que tem sofrido muito nos últimos tempos, então quero desejar força e fé ao povo do Amazonas. Estamos todos com vocês. 

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

North Coast Brewing

Beer & Jazz é a proposta da North Coast Brewing

Copos de cerveja

Os copos de cerveja realmente impactam na degustação?