pratos típicos do paraná
Foto: www.lemanjue.com
in

Harmonização de cerveja com pratos típicos do Paraná

Ah, o Paraná! O primeiro da trinca de estados que formam a região Sul do Brasil. A Rússia brasileira, um estado que é quase um país, com um sotaque tão característico que você reconhece muito antes de ouvir “leite quente que dá dor de dente!”. Um estado que não só nos trouxe memes e vídeos incríveis na internet, como também nos brindou com Dona Silvinha (conhecida popularmente como a senhora minha mãe) e boa parte da minha família (da qual morro de saudades), assim como também é de lá o Clube do Malte. Então que tal algumas dicas de harmonização de cervejas com pratos típicos do Paraná?

O Paraná é o 15º maior estado brasileiro e recebe esse nome por conta do rio Paraná, que corta o estado; tem Curitiba, a terra dos pinheiros, a capital mais fria do país, além de ser a 8º maior cidade do Brasil, com quase dois milhões de habitantes. O estado do Paraná surgiu em 1854 por uma emancipação do estado de São Paulo e tem como principal atividade econômica a agricultura, sobretudo a produção de trigo, cana de açúcar, milho, soja e o café (que já representou 60% da produção mundial do produto).

O Paraná é um estado riquíssimo em costumes, a cultura de lá é representada pelo modo de falar, de se vestir, das músicas produzidas lá, na dança dos fandangos, na paixão por seus times de futebol, e por suas comidas típicas, é por isso que estamos aqui hoje e, ao som de Paraná Querido, de Milionário e José Rico, não vamos harmonizar cervejas com cachorro quente com vinas (por que todo mundo sabe que o nome certo é salsicha rsrsrsrs), mas vamos trazer o melhores pratos e as melhores cervejas pros os piás e pras gurias. Partiu!

Carne de onça

pratos típicos do paraná
Foto: xvcuritiba.com.br

Fique tranquilo(a), nenhuma onça foi abatida para fazer essa comida. Esse prato, tipicamente curitibano, é preparado com carne bovina moída e crua, alho, cebolinha picada e bastante cebola. A única referência ao felino é o “bafo de onça” por conta de tanta cebola e carne crua. Esse prato delicioso, harmoniza muito bem com cervejas com maltes tostados que remetem a caramelo e toffee. Uma Munich Dunkel vai bem, uma Irish Red Ale também.

Bolinho de carne

pratos típicos do paraná
Foto: Gshow.

Mais uma excelente utilidade para a carne moída. O bolinho de carne de Curitiba é um petisco de boteco bem popular da cidade, feito de carne moída, farinha de rosca, ovo e o tempero da casa, tudo isso frito e servido em porções. Seria fácil dizer APA ou IPA, mas como se trata de um petisco, dá para harmonizar muito bem com American Lagers bem lupuladas ou de repente uma Vienna Lager, para aproveitar as notas abiscoitadas e carameladas com a carne.

Pinhão tropeiro

pratos típicos do paraná
Foto: www.bemparana.com.br

Uma herança gastronômica deixada pelos tropeiros que viajavam todo o país, temos a comida da tropa com pinhão, um ingrediente tipicamente do Paraná, aqui preparado com cebola, alho, bacon, calabresa, farinha de milho e bastante condimentada. O Pinhão tem um sabor super único, aqui com bacon, calabresa e pimentas, escolhi novamente uma cerveja maltada que conserva o dulçor do malte para contrastar com os sabores do prato. Abra uma boa Barleywine. Vai ser de comer rezando.

Barreado

Foto: www.assai.com.br

Outro prato típico do Paraná, que remonta os tempos do Brasil colônia. O prato feito com carne e condimentos, leva tempo para que o preparo ganhe a consistência ideal e se desmanche na medida certa. É servido com farinha de mandioca e também com banana. Aqui trazemos uma cerveja escura como a Brown Porter, a cerveja dos trabalhadores dos portos britânicos. Ela irá agregar com o torrado, com leves notas de café e um maravilhoso sabor de chocolate.

Essas foram nossas dicas de harmonização de cervejas com pratos típicos do Paraná. Para mais receitas e dicas de harmonizações, clique aqui!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

bacalhau na cerveja gose

Receita: Bacalhau na cerveja Gose

cervejas do pará

Brasil cervejeiro: As cervejas do Pará