Pork and beef ribs in barbecue sauce and a glass of beer on a black slate dish. A great snack to beer on a dark stone background. Top view with copy space. Still life
in

Churrasco e cerveja! Como harmonizar?

A combinação de churrasco e cerveja é muito apreciada há bastante tempo. A cerveja é a bebida número um quando o prato principal é o churrasco. E, por mais simples que pareça, essa combinação pode ir muito mais além das cervejas mais tradicionais e buscar novas harmonizações da bebida com a carne.

Para começar, primeiro é preciso entender a base da harmonização de cerveja e comida. Ela ocorre da seguinte forma:

  • harmonização por corte, quando alguns elementos da cerveja como a carbonatação, amargor, álcool “quebram” os sabores e gorduras do prato, limpando o paladar para uma nova porção;
  • harmonização por contraste, quando as características da cerveja e do prato se equilibram pela diferença, ou seja, você consegue sentir e valorizar cada um individualmente, porém juntos, criam um “terceiro sabor”, que deixa o conjunto ainda melhor;
  • harmonização por semelhança quando sabores do prato e da cerveja se misturam acentuando algo em comum nos dois.

A cerveja ideal para acompanhar a carne do churrasco irá depender também do corte de carne escolhido. Cervejas mais lupuladas, como é o caso das famosas IPAs, são boas para acompanhar cortes com mais gordura. Nesse caso, o lúpulo presente na cerveja, age sob a gordura da carne, limpando o paladar para o próximo pedaço. O mesmo ocorre com o álcool da bebida. O caramelo da cerveja também traz proximidade com as proteínas e açúcares da carne que são caramelizados no fogo da churrasqueira, essa é uma harmonização que ocorre, no caso, por afinidade.

Dicas

  • Os estilos de cerveja como Porter, Dubbel, Brown Ale ou Double IPA de modo geral são os mais indicados.
  • Uma Porter cremosa e encorpada é perfeita para acompanhar carnes mais fortes, como cortes de carneiro.
  • Para acompanhar carnes mais leves os estilos American Brown Ale, Amber Lager, Porter e Rauchbier, são os mais indicados.
  • Para um corte com uma intensidade maior de gordura o ideal é uma cerveja mais intensa, como uma Dubbel, por exemplo.
  • E para acompanhar a famosa picanha a dica é apostar em uma cerveja do estilo American Brown Ale, que possui presença de notas de caramelo, aquele abiscoitado do malte e sabor e aroma de lúpulo.
  • Mas se a ideia é passar o dia beliscando, batendo papo com os amigos e apreciando o líquido sagrado, uma dica são as cervejas do estilo Pilsen, um estilo mais leve e perfeito para tomar em maior quantidade e por mais tempo.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e também compartilhe conosco seus conhecimentos e experiências.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!