cervejas para o inverno
in

4 harmonizações de comidas com cervejas para o inverno

Hoje vamos te ajudar a harmonizar comidas com cervejas para o inverno.

Imagina só: sol a pino, uma cadeira de praia, a areia entre os dedos dos pés, o vento, uma breja gelada na mão. Maravilha, hem? Daí você abre os olhos e vê pela janela… Está nublado, e o termômetro marca poucos graus. Talvez a praia precise ficar para um outro momento, mas para que desperdiçar a possibilidade de uma cerveja maravilhosa só porque o verão te deixou a umas duas estações atrás?

É provável que você esteja se perguntando: “Mas que diabos esse baiano acha que sabe sobre inverno?”. Eu preciso concordar com você, meu amigo(a). Aqui na Bahia, quando bate 20 °C a gente sai de capote, 18 °C então, o mundo tá se acabando por aqui. Ainda assim, a gente não desce nem na piscina do condomínio. Cada um com seu inverno, viu, pai?! Levando em conta o frio, não importa o grau, cervejas para o inverno precisam levar em conta alguns fatores.

O primeiro deles é o teor alcoólico. Nessa época, aquecimento alcoólico é uma sensação de boca muito desejada, pra dar aquele quentinho. Em seguida, uma densidade de corpo mais elevada também vai muito bem, portanto brejas que pareçam mais licorosas vão agregar muito a experiência. 

6 estilo ideais de cerveja para o inverno

No que diz respeito ao serviço, esqueça aquela história de cerveja trincando de gelada. Taças como Tulipa, Teku e Goblet (mais bojudas) também são mais adequadas para o serviço, pelo motivo de volatilizarem alguns aromas, sobretudo o de álcool, que não permitiriam que você aprecie a complexidade aromática dos insumos. 

Quanto à aparência, cervejas mais tostadas ou torradas costumam ir bem neste momento, se forem maturadas em barril de madeira então, é só correr pro abraço. Então, ao som de Comfortably Numb do Pink Floyd, vamos descobrir que estilos cervejeiros são esses e com o que harmonizar para o seu inverno quarentenado ficar mais legal.

BOCK: Há muito tempo atrás, a Kaiser tentou emplacar a Kaiser Bock (a primeira cerveja especial do Brasil) como uma cerveja para o inverno. Logo foi descontinuada, mas o estilo é muito apreciado. Com ABV entre 6,3% e 7,4%, esta cerveja traz aquele aquecimento alcoólico desejado neste período. Com malte tostado, esta cerveja costuma ser acobreada, com sabor caramelado da tosta de malte. Vai harmonizar perfeitamente com uma bisteca suína, aquele frango deliciosamente assado e queijo meia-cura.

STRONG SCOTCH ALE: Outro estilo muito alcoólico, com ABV entre 6.5% e 10%. Esta breja é profundamente maltada remete bastante a caramelo, pelo mesmo processo de tosta de malte da anterior, e pode ter aromas terrosos ou leve defumado, além de maturado em barril de madeira (em alguns casos). É uma experiência incrível e intimista. Harmoniza muito bem com cordeiro assado, com rabada (se você estiver aqui no Nordeste) e manjar branco de sobremesa.

cervejas para o inverno

BARLEY WINE: O famoso “vinho de malte”, bem tradicional da escola Inglesa, é uma cerveja que preserva dulçor do malte, mas às vezes remete a frutas secas ou passas. Tem um teor alcoólico bastante elevado, ABV entre 8% e 12%, então vá com calma que ela te pega que é uma beleza. Harmoniza bem com Crème Brulée (pra você não ir pra Nárnia muito rápido), uma boa feijoada e costela bovina.

RUSSIAN IMPERIAL STOUT: Uma cerveja torrada para agregar ao nosso rolê. É também uma cerveja da Escola Inglesa, mas aqui nós temos um corpo bastante acentuado, notas de café e chocolate amargo bem intensas, além de teor alcoólico igualmente elevado. Entre 8% e 12%. Aqui nós vamos trazer as sobremesas porque você vai precisar açúcar com todo esse álcool. Vamos harmonizar com churros, petit gateau e torta floresta negra.

cervejas para o inverno

Sugiro que beba esta seleção em dias diferentes, ninguém quer que você passe vexame. Sendo assim, já procure o que tem desses estilos de cervejas para o inverno no catálogo do Clube, olhe os pratos no seu app de delivery, separe a lista de filme em streaming de sua preferência, cate seu edredom, fique em casa e saúde!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Carlos Henrique Kruschewsky

Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.