Assim como com qualquer outro tipo de produto, ao realizar a compra de cervejas, sem dúvida, a grande maioria dos consumidores, analisa uma série de fatores antes de concluir a compra: a marca, o estilo, o volume da garrafa ou lata e principalmente o valor, não é mesmo? Pensando sobre esses pontos, nos surgiu a curiosidade de saber qual é a cerveja no Brasil com o melhor custo benefício para o consumidor, afinal cada um tem a sua percepção e seu modo de consumo. Então, ainda antes que o ano de 2021 acabasse, realizamos uma pesquisa rápida com nossa base de clientes e redes sociais entre os dias 09 e 14 de dezembro. Divulgamos e convidamos esses públicos para responder a seguinte pesquisa: Qual é a cerveja com o melhor custo benefício para você?
E, para já iniciarmos o ano com dados e informações sobre o nosso mercado de cervejas no Brasil, trouxemos nesta primeira edição de 2022 o resultado desta rápida pesquisa que realizamos.
Você já parou para analisar isso? Quer saber qual foi a mais votada como a cerveja com o melhor custo benefício. A resposta está aqui, além de outros dados que nos ajudam a entender melhor os consumidores da bebida no Brasil.
Quem participou da pesquisa?
A pesquisa contou com participantes de várias partes do país, a maioria homens e com idade entre 21 e 30 anos. Aproveitamos e trouxemos aqui mais detalhados os dados demográficos dos participantes.
Regiões do Brasil
Agora vamos para os resultados cervejeiros
Além de saber sobre a cerveja com o melhor custo benefício, procuramos entender melhor sobre o consumo. Buscamos saber como as pessoas optam pela escolha das cervejas: se apostam em novas marcas e estilos ou optam por o que já estão acostumadas; se preferem as nacionais ou importadas; entre as marcas populares/mainstream, qual é a que mais compram; qual valor acham aceitável pagar por uma cerveja especial/artesanal e o que de fato levam em consideração ao analisarem o melhor custo benefício. Confira:
Quando o assunto é escolher a sua próxima cerveja, os participantes responderam que:
- Aposta em novas marcas e estilos – 41,4%
- Busca a marca e/ou estilo que já está habituado – 35,7%
- Não tem preferência específica – 20%
- Outros – 2,9%
Quando o assunto é a nacionalidade dos rótulos os participantes responderam que:
- Nacionais – 13,6%
- Importadas – 8,6%
- Indiferente, o que vale é a experiência e o estilo – 77,9%
Entre as marcas populares/mainstream,
Perguntamos: Quando você pensa em uma marca de cerveja popular, qual costuma consumir mais?
As cinco mais votadas foram:
- Heineken – 64,3%
- Amstel – 40,7%
- Stella Artois – 39,3%
- Brahma Duplo Malte – 35%
- Budweiser – 34,3%
Valor
Para a pergunta: Qual valor acha aceitável pagar por uma cerveja artesanal/especial? As respostas foram:
- Até R$ 5,00 – 3,6%
- De R$ 5,00 a R$ 10,00 – 20,1%
- De R$ 10,00 a R$ 20,00 – 44,6%
- De R$ 20,00 até R$ 30,00 – 23%
- De R$ 30,00 até R$ 40,00 – 3,6%
- De R$ 40,00 até R$ 50,00 – 2,9%
- De R$ 50,00 até R$ 100,00 – 2,2%
Custo-benefício
E quais fatores você leva em conta quando pensa em custo benefício? O que é mais importante ao fazer essa análise? Nossos participantes da pesquisa responderam que levam em conta:
- 1ª – Valor qualidade – 83,6 %
- 2ª – Valor e volume (quantidade) – 25,4%
- 3ª – Valor e o estilo da cerveja – 17,1%
- 4ª – Valor e a marca da cerveja – 5,7%
E por fim, para a pergunta: qual é a cerveja com o melhor custo benefício para você?
Temos um Ranking com as 10 mais votadas:
Para nós, assim como para todos os players do mercado, pesquisa sobre modos de consumo e tendências, nos ajudam não só a entender o consumidor, como também a criar ações que atendam a ele.
Nosso objetivo com pesquisas como esta é compreender cada vez mais quais são os hábitos de consumo da bebida no Brasil. E desse modo, buscamos contribuir com o crescimento do mercado no país, além de difundir a cultura cervejeira e fomentar a apreciação desta bebida milenar.
Em 2022 pretendemos lançar gradualmente mais pesquisas como essa e descobrir ainda mais dados que são relevantes para o mercado nacional. Fique sempre atento aos nossos e-mail e redes sociais e participe das próximas!