https://nacaocervejeira.com.br/receitas-e-harmonizacoes/
in

Cerveja e queijo é tema do Beer Pack de setembro

O mês da cerveja e do queijo


Você sabia que cerveja e queijo formam uma bela dupla para a harmonização? Ainda que seja novidade para alguns, essa união existe há muito tempo. Considerada uma bebida versátil, a cerveja é tão interessante quanto o vinho quando o assunto é harmonização com queijo.  As possibilidades dessa são praticamente infinitas, contamos com mais de 150 estilos de cervejas e uma imensa variedade de queijos, logo podemos criar muitas combinações. Pensando nisso, a seleção deste mês da assinatura Beer Pack traz cervejas perfeitas para uma saborosa harmonização de cerveja e queijo. São quatro estilos de cervejas pensados para combinar exatamente com quatro tipos diferentes de queijos. 

Unindo ainda mais esses dois elementos, os rótulos são temáticos e a inspiração para os nomes foi justamente os nomes do queijos em questão. 

Além disso, para te dar uma forcinha para começar as suas experiências com a harmonização entre cerveja e queijo, preparamos um guia cheio de dicas, curiosidades e muitas outras sugestões de harmonização para você testar na sua casa.

Vem ver como está o mês de setembro da assinatura Beer Pack!

Roque Barley Wine

assinatura beer pack

Origem: Brasil

Estilo: Barley Wine

Teor Alcoólico:  9,5%

Coloração: Acobreada

Amargor: Alto

Temperatura Ideal:  8 a 10 ºC

Harmonização: Queijos Roquefort, Gorgonzola e o brasileiro Azul do Bosque

A Roque Barley Wine é uma cerveja intensa, alcoólica, de perfil maltado e bem equilibrado com o lúpulo. Uma das mais clássicas harmonizações de cerveja e queijo: Barley Wine com queijo azul. E pelo nome dessa cerveja você já pode deduzir qual é o queijo da vez, não é mesmo? Sim, aqui indicamos o Roquefort, um queijo de sabor picante e marcante no paladar, que pede uma cerveja de igual intensidade para essa combinação. É o equilíbrio perfeito! 

Emme Belgian Pale Ale

Origem: Brasil

Estilo: Belgian Pale Ale

Teor Alcoólico: 5,4%

Coloração: Âmbar

Amargor: Baixo

Temperatura Ideal:  4 a 8 ºC

Harmonização: Queijos Emmental, Gouda, e o nacional Serrano

Essa harmonização é simplesmente incrível. Para essa Belgian Pale Ale sugerimos o queijo Emmental (agora o nome dela faz todo sentido, não é mesmo?). O sensorial da cerveja Emme Belgian Pale Ale, com características maltadas e frutadas, além de um leve amargor do lúpulo e picância, combinam muito bem com esse tipo de queijo de sabor suave e ligeiramente adocicado.

Gruy Tripel

Origem: Brasil

Estilo: Belgian Tripel

Teor Alcoólico: 8,3%

Coloração: Dourada

Amargor: Moderado

Temperatura Ideal: 5 a 9 ºC

Harmonização: Queijos Gruyère, Raclette e Manchego

Que cerveja e queijo formam uma bela dupla, não podemos negar, não é mesmo? Para essa cerveja Belgian Tripel indicamos o queijo Gruyère (pegou o trocadilho com o nome dela?). O dulçor e a potência alcoólica da Gruy Tripel combinam perfeitamente com o perfil adocicado, frutado e ligeiramente picante do queijo Gruyère, proporcionando uma bela combinação de sabores.

Bri American Wheat

assinatura beer pack

Origem: Brasil

Estilo: American Wheat

Teor Alcoólico: 5,3%

Coloração: Amarela

Amargor: Moderado

Temperatura Ideal:  3 a 6 ºC

Harmonização: Queijos Brie, Camembert e Sharpham 

Nada como uma boa harmonização de cerveja e queijo! Para essa cerveja de trigo lupulada, sugerimos o queijo Brie. Agora o nome dela faz todo o sentido, não é mesmo? A Bri American Wheat apresenta notas frutadas e cítricas, um leve amargor do lúpulo, junto aos toques condimentados tradicionais das cervejas de trigo e uma sensação de boca mais densa, que complementam a leveza, suavidade e marcante sabor do queijo Brie.

Copo Beer & Cheese

beer pack copo

Esse formato de copo é ideal para a degustação de cervejas mais fortes. Possui corpo arredondado e boca estreita, o que permite com que ele retenha o poderoso aroma, típico das cervejas mais encorpadas, e o libere no momento exato. Outra característica importante desse formato para esse tipo de cerveja, é que, ao segurá-lo, ele é envolvido com a mão, que aquece a bebida e faz com que ela libere ainda mais seus aromas voláteis.  

E aí? Gostou dessa seleção?

Garanta já a sua!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

cuvée de la nación

Cuvée de la Nación: a champenoise especial do Clube do Malte

garrafa ou lata

Cervejas de garrafa ou lata?