ambev
in

Primeira cerveja com ingredientes 100% catarinenses é produzida pela Lohn Bier e Ambev

Batizada de TodaNossa, esta Brazilian Pale Ale leva em sua composição lúpulo, malte e levedura regionais de Santa Catarina

Sucessora da Hop Lager Green Belly, essa nova parceria entre Ambev e Lohn Bier utiliza ingredientes cultivados pelo Projeto Fazenda Santa Catarina, também da Ambev.

A chamada TodaNossa é uma Brazilian Pale Ale, fruto da parceria entre Ambev e Lohn Bier, composta por cevada plantada no meio-oeste e malteada no vale do Itajaí, lúpulos provenientes da agricultura familiar da Serra, levedura cervejeira (fermento) que foi encontrada no litoral do estado pelos pesquisadores brasileiros, Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho e René Aduan, e cevada plantada no meio-oeste e malteada no vale do Itajaí, tudo isso em exclusivamente em Santa Catarina. Segundo dados do 41ª edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, o Estado fechou o ano de 2020 com Valor de Produção Agropecuária (VPA) de R$ 40 bilhões, o maior da história.

“Até pouco tempo atrás, os argumentos para se fazer cervejas de qualidade eram exclusivamente associados ao uso de ingredientes importados”, conta o cervejeiro e sommelier Richard Westphal Brighenti. “Mas, a partir de agora, podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra Catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces”.

Ele conta também que unir todos esses ingredientes na mesma cerveja exigiu um longo projeto, mas que aproximou desenvolvedores de matérias-primas e cientistas, e permitiu repensar as possibilidades e oportunidades cervejeiras do Brasil. “Por algum momento o meu sentimento pessoal foi semelhante ao de fazer uma cerveja pela primeira vez. A TodaNossa tem características próprias, lúpulos frescos da safra 2021 – que formam um buquê floral – além de leve frutado que orna com os fenóis da levedura Ale. O corpo baixo para os 4,2% ABV a torna bastante acessível para todos os paladares. É um legado que a Fazenda Santa Catarina, da Ambev, e os demais parceiros generosamente confiaram a nós. Estamos todos lisonjeados pelo que fizemos juntos”, explica.

Produção de lúpulo brasileiro é realidade!

Para o coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, Felipe Sommer, esse é mais um movimento para fortalecer o ecossistema cervejeiro e o fomento da cultura do lúpulo nacional. “A TodaNossa é fruto da colaboração de pesquisadores, malteiros, cervejeiros, produtores de lúpulo e cevada. Todas essas cervejas colaborativas que estão sendo criadas mostram que é possível, sim, produzir lúpulo de qualidade no Brasil. A nova levedura traz mais elementos para nossos cervejeiros exercitarem sua criatividade e fortalecer ainda mais a posição do país nesse universo”, completa.

Para o próximo mês, a previsão é de que cerca de dois mil litros da cerveja TodaNossa sejam engarrafados e comercializados para todo o país. 

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Gabriel Bertaluzi

Escrito por Gabriel Bertaluzi