Partido-Alto
in ,

Partido Alto – a Lager do Clube do Malte

A Partido Alto é uma cerveja Lager, criada como uma cerveja de entrada e que vai bem em todo momento

A cerveja Partido Alto é a Lager do Clube do Malte. A Lager do samba. A Lager do futebol. Do churrasco com os amigos. Um tipo de cerveja que você bebe o dia inteiro. É leve, equilibrada e saborosa. Alegre como os sambas do Cartola. Alegre como a vida deve ser. E o nome dela já entrega sua inspiração: o samba do tipo partido-alto.

O samba é considerado o mais original dos gêneros musicais brasileiros ou o gênero musical tipicamente brasileiro. Tem sua origem como uma junção de ritmos ligados à história do país. 

Surgiu inicialmente com antigos batuques trazidos pelos africanos, que posteriormente foram incorporados com elementos de outros ritmos musicais, como os europeus polca, valsa, mazurca, minueto, entre outros, tendo como marca registrada o uso de instrumentos de percussão. Isso tudo no Rio de Janeiro do século XIX. 

No final do século XIX e início do século XX, o samba se firmou como um estilo musical dominante nos subúrbios e morros cariocas. E a partir dos anos 1930 o gênero ganhou espaço na indústria fonográfica do país. 

O estilo é dividido em alguns subgêneros, incluindo samba de roda, samba enredo, samba de gafieira, pagode e o partido alto, o samba que inspirou a criação da nossa cerveja. Esse é um estilo de samba que surgiu no começo do século XX, como parte da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro

Partido alto é um subgênero do samba que une formatos antigos com modernos, instrumental de “alto-gabarito”, cultivado no início apenas por velhos conhecedores dos segredos do samba. Nos anos 40, esse gênero passa a ser cantado por mais de uma pessoa, com desafio de improviso em versos. 

Hoje, a palavra “partideiro” faz referência aos cantores que improvisam versos de samba, seguindo a melodia e o ritmo. Alguns representantes do samba partido alto são: Zeca Pagodinho, Sombrinha, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Dudu Nobre.

Fonte: historiadomundo.com.br e musica.uol.com.br

Cervejas de verão

A cerveja Partido Alto

As cervejas Lager surgiram no final do século XIV, mas só se tornaram populares na primeira metade do século XIX, com a criação da cerveja Pilsen e a introdução das técnicas mecânicas de refrigeração. 

São cervejas conhecidas também como de baixa fermentação, devido ao processo pelo qual elas são maturadas, em temperaturas baixas e com a levedura concentrando-se no fundo do tanque. A maturação das cervejas Lager ocorre em períodos que vão de uma a oito semanas, por isso o nome Lager — que significa “guardada” ou “armazenada”.

De modo geral, se comparadas as Ales, são cervejas mais gasosas e maltadas, com menor teor alcoólico, menos amargor — devido a menor quantidade de lúpulo usado na sua produção — e pouco frutadas, mas mais refrescantes. 

Inspirada na leveza do samba, a Partido Alto é uma cerveja Lager, criada como uma cerveja de entrada. Aquela que vai bem em todo momento e que combina perfeitamente com o clima tropical brasileiro. É uma cerveja leve, refrescante, com 4,4% de teor alcoólico, coloração amarela, aparência brilhante e espuma de boa formação. Nos aromas traz notas leves de cereal e biscoito. O paladar segue o aroma, complementado por um amargor sutil, porém presente. 

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!