in ,

AmeiAmei EngraçadoEngraçado Meu Deus!Meu Deus! NerdNerd

Oktoberfest: saiba tudo sobre um dos maiores festivais do mundo

Um dos maiores festivais populares do mundo, a Oktoberfest surgiu em 1810 e acredite, ela não é uma festa cervejeira, ou melhor ela não era. Segundo a história, a primeira festa foi em homenagem ao casamento do príncipe da Baviera com a princesa Theresa da Saxônia-Hildburghausen. Com muitas atrações como, competições de tiro, feira de comidas típicas, festival de música e até uma corrida de cavalos, o evento foi um sucesso que mobilizou toda a população de Munique na época e acabou dando origem a Oktoberfest. A partir de então, todos os anos a festa era organizada com as mesmas atrações e passou a ficar cada vez mais conhecida. Em 1840, começou a receber, pela primeira vez, os visitantes, tornando-a ainda maior.

Oktoberfest de MuniqueUma curiosidade sobre a Oktoberfest, hoje conhecida como a mais cervejeiras das festas, é que nos seus primeiros anos a cerveja era proibida. O consumo da bebida, durante o festival, só foi liberado em 1918. Desde então a disputa pelos canecos de cervejas e as competições cervejeiras, tornaram-se seus principais atrativos. Atualmente a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de aproximadamente 10 milhões de pessoas, com um consumo de cerveja de 7 milhões de litros.

Apesar do nome fazer referência ao mês de outubro, em Munique, a festa começa em setembro, geralmente vai do dia 20 de setembro a 05 de outubro. Isso por que ela foi sendo, aos poucos, antecipada para o mês de setembro, por ser um mês mais ensolarado, propícios para as festividades. Outra coisa bacana da Oktoberfest é a música, ela é um fator importante nas celebrações e já faz parte da festa, como os clássicos tradicionais do Oompah alemão.

A Oktoberfest no Brasil

Inspirada na festa alemã de Munique, a Oktoberfest de Blumenau, se tornou uma das festas mais populares do Brasil. Sua primeira edição foi em 1984 e em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas passaram pelo evento. No ano seguinte, sua fama despertou o interesse de outras cidades, mas o sucesso veio mesmo na sua terceira edição, tanto que tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão para o evento. Desde então, passou a receber turistas de várias partes do Brasil e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.

Claro que a cerveja é oOktoberfest de Blumenau carro chefe da festa e principal atrativo, mas a Oktoberfest de Blumenau também é folclore e tradição. São 19 dias de festa, nos quais os blumenauenses mostram toda a sua riqueza cultural, pela música, dança e gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha. A cultura germânica está totalmente presente na festa através dos serviços oferecidos, de sociedades esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas. Versão consagrada da Oktoberfest de Munique, a festa blumenauense reúne mais de 500 mil pessoas por ano.

Apesar de ser a mais famosa Oktoberfest no Brasil, a festa de Blumenau não é a única, várias outras cidades do país também já aderiram a essa comemoração. Você pode aproveitar versões da Oktoberfest em cidades como Curitiba (PR), Olinda (PE), São Paulo (SP), Marechal Cândido Randon (PR), Guaramiranda (CE), e também algumas cidades do Rio Grande do Sul como, Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo, São Lourenço do Sul, Portão Frederico Westphalen, Maratá, Santa Rosa, Alpestre e Condor.

Oktoberfest do Clube do Malte

Mas você também pode ter a sua própria Oktoberfest e curtir a festa cervejeira com seus amigos e familiares, na sua casa. Para isso preparamos um departamento especial em nosso site, cheio de cervejas perfeitas para essa festa. Basta clicar aqui, conferir e encher o caneco.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Clube do Malte

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!