in

New England IPA – As grandes entraram na onda

No último mês de janeiro, o articulista Orr Shtuhl, escreveu um interessante texto no New York Times sobre a entrada das cervejarias Sierra Nevada e Boston Beer Company (Samuel Adams) no mercado das cervejas New England IPA. Ele esqueceu de mencionar a New Belgium Brewing que está lançando este ano a Voodoo Ranger Juicy Haze IPA.

Estas três cervejarias estão entre as maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos e a entrada delas neste novo segmento vai sacudir o mercado.

O estilo New England IPA estava, até então, restrito a pequenas cervejarias que atingiam um público local. Cervejarias como The Alchemist, Hill Farmstead, Bissell Brothers, Tree House e Trillium. .

Sierra Nevada, Samuel Adams e New Belgium têm uma distribuição nacional. As NE IPAs estarão agora disponíveis pelos quatro cantos do país e, quem sabe, no exterior. Outra grande vantagem é que elas serão mais acessíveis no preço.  Enquanto um 4-pack da Trillium bate fácil nos 20 dólares, ou mais, um 4-pack da Sam Adams pode ser encontrado por até metade deste preço.

E as desvantagens? Quais são?

As cervejas do estilo New England IPA são extremamente perecíveis. Esse estilo de cerveja é produzido para que seja consumida o mais fresca possível, possibilitando assim uma verdadeira experiência dos lúpulos no dry hopping. O haziness, aquela aparência nublada (parecendo um milk shake) tende a se dissolver com o tempo.

Será que as grandes cervejarias, com suas longas rotas de distribuição, vão conseguir manter o frescor das cervejas? Esta é uma questão importante que vai influenciar inclusive a disponibilidade destes produtos no mercado brasileiro.

Assim como o articulista Orr Shtuhl, eu experimentei as NE IPAs da Samuel Adams e da Sierra Nevada. Ele apreciou mais a cerveja da Sierra Nevada, enquanto eu preferi a da Samuel Adams, apesar de achar que o frescor influiu na minha escolha. No entanto, nós dois concordamos que nenhuma das duas chega perto das opções locais: Other Half Brewing para ele e Trillium para mim.

Apesar do sucesso deste novo estilo, alguns cervejeiros, como Garrett Oliver (Brooklyn Brewery), continuam céticos. Quando resolverem entrar no barco, talvez seja muito tarde.

Cheers 😉

 

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam