anuário da cerveja 2020
in

Mercado em números – Anuário da Cerveja 2020

No final do mês de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou o Anuário da Cerveja 2020, que trouxe uma série de dados importantes sobre o nosso mercado. Este levantamento traz números precisos e importantes para quem deseja empreender ou simplesmente se manter “antenado” com o mercado cervejeiro brasileiro.

O que notoriamente se percebeu foi a continuidade da expansão do mercado cervejeiro no Brasil, conforme nos últimos dez anos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia.

Quantas cervejarias há no Brasil?

anuário da cerveja 2020

Começamos falando do número histórico de cervejarias registradas no país, que alcançou 1.383. Só no ano de 2020, foram registradas 204 novas cervejarias, entretanto tivemos o cancelamento de 30 registros. O que de certa maneira ainda é positivo, deixando um crescimento de 174 cervejarias em relação a 2019, alta de 14,4%.

Porém nem todos os números tiveram acréscimo, no ano passado foram realizados 8.459 novos registros de produtos – cerveja – o que representou uma redução de 15% em relação a 2019. Desde 2008 que não ocorria redução no número de novos registros para cerveja.

Acredita-se que esta queda foi o impacto direto da pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral. Com uma menor demanda do mercado, não fazia muito sentido as cervejarias ficarem lançando produtos aleatoriamente, não era o momento de “queimar a largada”.

Crescimento por estado

Segundo o Anuário da Cerveja 2020, o estado de São Paulo foi quem comandou o número de registros, foram 2.347 novos produtos. Santa Catarina ficou em segundo lugar com 1.413 produtos e Minas Gerais teve 1.233 produtos registrados no ano passado. Com isso, o Brasil tinha até o fechamento do anuário, no total de sua história, 33.963 registros de cervejas.

Outro marco histórico em 2020 foi que todos os estados do país registraram ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre. Os estados que apresentaram maior crescimento no número de cervejarias em 2020 foram Piauí, com 200% e Paraíba, com 60%.

São Paulo se manteve como o estado que possui maior número de cervejarias registradas, com 285 estabelecimentos, alta de 18,2% em relação a 2019.

Resultado por municípios 

Entre os municípios, o destaque em 2020 ficou para Ribeirão Preto (+50%) e São Paulo (+44%). O número de municípios brasileiros com cervejarias chegou a 609, com crescimento de 5% em 2020. Notou-se que houve uma ampliação no número de pequenos municípios que tiveram a instalação de pelo menos uma fábrica. Estes empreendedores perceberam as demandas locais, trazendo modelos de grandes centros urbanos, criando seu público e incentivando novos consumidores no conceito do “consuma local”.

O mercado cervejeiro e a pandemia

Cervejarias por habitantes

O Anuário da Cerveja 2020, trouxe também os dados de densidade de cervejarias por habitantes. Neste item, o estado de Santa Catarina aparece em primeiro lugar, com 41.443 habitantes por cervejaria registrada.

Falando a nível municipal, a hegemonia do Rio Grande do Sul foi imbatível, com nove dos 10 municípios com maior densidade de cervejaria por habitante.

O que confirma a tendência de maior concentração de cervejarias estar nas regiões Sul e Sudeste, com 85,6% dos estabelecimentos registrados nessas regiões. Especialistas dizem que essa concentração pode ser explicada pela maior atividade econômica, além de fatores culturais, pois na região Sul há uma grande concentração de imigração de povos de origem europeia, onde muitas vezes a cerveja faz parte do dia a dia, então as cidades destas regiões têm maior probabilidade a atividades relacionadas à produção de nossa querida e amada cerveja. 

Um brinde a todo Brasil cervejeiro, que 2021 seja ainda mais surpreendente!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Paulo Feijão

Escrito por Paulo Feijão

Sommelier de cervejas, mestre em estilos, jurado em concursos cervejeiros e gerente de vendas da cervejaria St. Patrick’s.