in

Curitiba – a Capital da Cerveja Artesanal

O Brasil, hoje, é um país emergente no mundo das cervejas especiais e artesanais. O que antes era visto apenas como um refresco e um produto de massa, tornou-se merecedora de cuidados e atenção. Microcervejarias, importadores de cerveja e cervejeiros caseiros, começaram a surgir em várias partes do país, transformando o cenário da oferta de produtos. Com o mercado em constante evolução, atualmente o Brasil é o terceiro maior do mundo. Já são mais de 600 cervejarias no país, produzindo 140 milhões de hectolitros por ano.

Neste cenário está Curitiba, uma das cidades que contribuiu e ainda contribui muito com a revolução cervejeira do Brasil. Em poucos anos a capital paranaense ganhou espaço, sendo reconhecida como a cidade da boa cerveja e agora com o título de Capital da Cerveja Artesanal, concedido e aprovado pela Câmara Municipal da cidade. Não pelo maior número de cervejarias, mas por ser o local de muitas das marcas mais premiadas e reconhecidas do país, como Bodebrown, Morada Cia. Etílica, Bier Hoff e Way Beer. É também famosa pela qualidade e criatividade de suas produções.

Para se ter uma noção das cervejarias de Curitiba, em 2015 a Hop Arábica, da Morada Cia. Etílica, foi eleita pela Forbes como a segunda melhor cerveja para beber no Brasil. No Festival Brasileiro da Cerveja de 2017 a Bodebrown e a BierHoff, foram eleitas a segunda e terceira melhor cervejaria do país. A Bodebrown inclusive é a cervejaria mais premiada da história do Festival Brasileiro de Cerveja, subiu ao pódio por cinco anos consecutivos. Em 2015 a Way Beer foi eleita a melhor cervejaria do Brasil pelas avaliações, feitas durante o ano de 2014, do Rate Beer, o melhor e mais visitado site de avaliações de cervejas do mundo. Mas esses são apenas alguns dos prêmios conquistados por rótulos curitibanos, a lista completa é longa e faltaria espaça aqui para descrever todos.

Cultura cervejeira em Curitiba

Craft Beer Soul 2017 Way Beer – foto Henrique Thoms

Curitiba, que já era um grande polo cervejeiro no Brasil, agora é a Capital da Cerveja Artesanal, mas nem sempre foi assim. Como mencionado no começo dessa matéria, em poucos anos a cidade ganhou destaque e se consagrou no mercado cervejeiro do país. Mas mais do que isso, hoje os curitibanos estão mais íntimos da cerveja de qualidade. Mesmo ainda com um longo caminho a ser trilhado, Curitiba largou na frente e vem destacando cada vez mais a cultura cervejeira na cidade. Antes de 2010 a cidade contava com apenas 4 cervejarias e alguns poucos bares que ofereciam cervejas especiais. Sete anos depois, surgiram dezenas de novas cervejarias e bares especializados, que inclusive priorizam a venda das cervejas produzidas na cidade e região metropolitana. Sem contar os vários eventos cervejeiros que ocorrem durante o ano e reúnem centenas de participantes, que já estão acostumados a pedir por uma cerveja Stout, IPA, Sour e por aí vai, isso já não soa tão estranho para o consumidor curitibano.

Turismo cervejeiro

Como não poderia faltar, é claro que o turismo cervejeiro já é parte do roteiro turístico da cidade. Em agosto do ano passado surgiu o Beer Tour Curitiba, um roteiro guiado, que inclui visita nas principais cervejarias. Nesse tour, além da degustação, o turista também conhece um pouco mais sobre a história dos empreendimentos e ficar por dentro do processo de produção da bebida.

Mas não parou por aí. A prefeitura também tem investido no setor e para aumentar ainda mais a demanda de visitas a cidade ligadas a cerveja, o Instituto Municipal de Turismo lançou, junto a Procerva (Associação das Microcervejarias do Paraná), o projeto Curitibéra, um mapa que inclui um roteiro por 33 cervejarias artesanais, localizadas em vários bairros de Curitiba e na região metropolitana. Sem contar que a maioria dos bares da cidade já oferecem opções de cervejas artesanais e especiais, além de muitos restaurantes também já estarem aderindo ao movimento e implementando carta de cervejas especiais em seus menus.

Claro, que em uma visita a Curitiba, é também indispensável um passeio por seus incríveis pontos turísticos, como o Jardim Botânico, Opera de Arame, Museu Oscar Niemayer, entre vários parques e bosques para curtir a natureza.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!