in

Como é o Festival Brasileiro da Cerveja?

Semana passada estive presente em meu primeiro evento cervejeiro, o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. Foi minha primeira chance de participar de diversas palestras dedicadas ao mundo cervejeiro, conhecer muitas  cervejarias, trocar experiências e claro, beber muita cerveja boa.

Mas como funciona um festival de cerveja? Vou te contar tudo.

O Festival Brasileiro da Cerveja ocorre lá em Blumenau e é basicamente o Grammy das cervejas, lá é uma ótima oportunidade que as cervejarias têm para divulgar seu produto e concorrer a medalhas por eles. É um ótimo momento para ir atrás de reconhecimento da marca e para aumentar seu público consumidor. Uma cerveja premiada normalmente é uma ótima porta de entrada e facilitadora de vendas para novas cervejarias, fica mais fácil de argumentar com os responsáveis pelas prateleiras dos mais diversos bares que vendem cerveja artesanal.

Mas é claro que cervejarias já consagradas no mercado continuam participando, quem não gosta de ser reconhecido, né? O Festival não se trata apenas da premiação, durante o final de semana após as entregas dos prêmios, é possível acessar dois pavilhões da Vila Germânica (aquela da Oktoberfest) e degustar diversos rótulos de inúmeras cervejarias participantes.

O sistema é aquele clássico por fichas, você define quanto quer gastar e aí é só sair na caçada de novos rótulos. Os copos disponíveis são de 100, 200 e 300 ml e os valores de cada variam de cervejaria para cervejaria. Eu como tô sempre com dinheiro contado, optei por pegar copos de 100 ml para poder experimentar o maior número de cervejas possível, a gente tem que otimizar o que tem em mãos.

Como entrei como imprensa pude participar de diversas palestras durante a parte da manhã e da tarde, posso garantir que foram dois dias de muito aprendizado. É incrível ver a quantidade de pessoas que se dedicam ao universo cervejeiro e passam a maior parte de seu tempo estudando, trabalhando e se esforçando para que cada vez mais a cerveja artesanal produzida no Brasil chegue em mais brasileiros, e que cada vez mais alcance novos níveis de qualidade com um preço justo para todo mundo. E quando eu digo todo mundo, estou me referindo tanto aos consumidores quanto aos cervejeiros que todos os dias desenvolvem receitas incríveis do nosso líquido favorito!

Nos encontramos ano que vem em Blumenau e muito em breve nos próximos eventos. Aqui você pode conferir nossa agenda de eventos cervejeiros de 2020!

Cheers!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.