in

Como apreciar o charuto?

Você sabia que charuto e cerveja harmonizam muito bem? Assim como a cerveja o charuto também possui um universo muito vasto e ambos podem ser apreciados perfeitamente bem juntos. Pensando nisso, convidamos nossos parceiros do Caruso Lounge, especializados em charutos e todo o lifestyle que o cerca, para nos contar um mouco mais sobre o mundo dos charutos. Neste primeiro post aprenda como apreciar o charuto da melhor forma.

Veja aqui o primeiro post da série:

“Apesar de parecer simples, degustar um charuto é uma atividade complexa e que requer alguns cuidados para que seja prazerosa. Aqui você encontrará algumas dicas para poder aproveitar ao máximo de seu charuto.

Antes de falar sobre o preparo é preciso falar sobre o armazenamento e conservação. Pois sem uma armazenagem correta, o charuto pode ressecar ou até mesmo mofar. O ideal é que ele seja armazenado dentro de um umidor de cedro, com umidade relativa entre 65-75% e temperaturas de 16° a 20°C.

Agora vamos ao que interessa:

A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de escolher o charuto é o tempo disponível. Existem charutos de diferentes tamanhos e bitolas. Quanto maior o charuto, maior será o tempo de queima, e vice-versa. O Partagas Série D No. 6 (50×90 mm) é uma excelente sugestão se você procura uma fumada rápida, mas caso não tenha pressa e queira uma degustação mais longa, o Hoyo de Monterrey Double Coronas (46×194 mm) é uma ótima pedida.

Pronto? Charuto em mãos? Agora chegou a hora de cortá-lo. Existem três tipos básicos de corte: o corte reto, o corte em “v”, e o perfurador. O corte vai muito da preferência da pessoa e no tamanho e formato do charuto. Aqui vamos falar apenas do corte reto. O cortador mais básico para fazer esse corte é a guilhotina de uma única lâmina, além de ser a preferência de muitos aficionados porque costuma fazer um corte mais limpo.

Normalmente remove-se aproximadamente três milímetros ou menos da cabeça do charuto. Se cortar demais a capa começará a se soltar, e se cortar muito pouco a puxada será ruim.

Chegado o momento de acender o charuto. Evite usar velas, fósforos de papel, fogão ou isqueiros que usem fluidos, porque os produtos químicos de sua composição podem afetar o sabor do tabaco. O instrumento ideal é o maçarico, mas caso não tenha um em mãos utilize um fósforo de madeira.

Segure o charuto em um ângulo de 45 graus acima da chama, a cerca de 7 a 10 centímetros. O ideal é não encostar a chama no charuto e utilizar o calor ao final dela para aquecê-lo até que comece a criar uma brasa, lembrando, sempre em movimentos circulares para acender uniformemente. Depois gire-o em movimentos circulares ou ,se caso for seu, assopre levemente a brasa, para aumentar o calor na ponta do charuto sem que superaqueça o charuto por completo.

Lembre-se, o charuto não é um cigarro. Então não há necessidade de ficar batendo ele toda hora para quebrar a cinza. Deixe ela queimar. Uma hora ela vai acabar se soltando, por isso tenha um cinzeiro por perto. Uma dica muito divertida é deixar a cinza queimar e ver até quando consegue mantê-la inteira, chame seus amigos e façam uma competição. Você pode até não ganhar, mas com certeza irá se divertir muito.

>>> 7 dicas imperdíveis para as suas primeiras baforadas no Charuto <<<

Quando estiver satisfeito, deixe seu charuto “morrer” sozinho, após alguns minutos sua chama irá apagar. Caso queira reacende-lo, segure a chama em frente à ponta e sopre para ajudar a expelir qualquer gás ou cinza que possa estar preso no charuto. Depois é só repetir o procedimento anterior.

Quer deixar a degustação mais interessante? Harmonize com uma bebida. Cervejas são ótimas opções para harmonizar com charutos, a única coisa que precisa tomar cuidado é para que um não se sobressaia sobre o outro. Opte por uma harmonização por semelhança. Charuto potente com uma cerveja encorpada e um charuto leve com uma cerveja suave.

Pronto. Agora você já sabe como preparar e desfrutar de seu charuto!”

Por Caruso Lounge.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Clube do Malte

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!