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Clube do Malte comemora 10 anos

O Clube do Malte comemora 10 anos em 2021 e você sabe ou já parou para pensar como era o mercado de cervejas artesanais no Brasil há 10 anos? Bem, naquela época o cenário cervejeiro do país era bastante diferente do que temos hoje. Eram poucas as opções de rótulos disponíveis em bares e supermercados e o número de cervejarias nacionais era pouco mais de 180. 

E foi neste momento que nasceu o Clube do Malte e a história toda começou assim: 

O Clube foi criado e é liderado até hoje pelo Douglas Salvador, e sua inspiração surgiu durante algumas viagens a vinícolas que ele fez na época. Na ocasião, vendo como o mercado de vinhos estava consolidado e como se dava o consumo – como uma bebida para apreciar – ele achou que o mercado de cervejas tinha muito potencial para ser assim como os vinhos eram naquela época, muito mais do que uma bebida para consumo em grandes quantidades, mas também como uma bebida para apreciação. 

“Em uma visita a uma vinícola chilena em 2007, passamos por diversas experiências correlatas ao vinho: colheita, harmonização, degustação às cegas, elaboração do próprio blend, entre outras atividades. Aquilo foi muito inspirador. Como eu já acompanhava o movimento das cervejas especiais no Brasil e acreditava que iria acontecer a mesma mudança de comportamento de consumo que havia acontecido com o vinho, decidi empreender nessa área”, lembra Douglas Salvador, CEO do Clube do Malte.

O Douglas arriscou tudo neste projeto, se desligando, inclusive, de um cargo de diretoria em uma empresa que ele trabalhava, para de fato se colocar no cenário de cervejas artesanais no Brasil, porque ele acreditava neste mercado. “Eu acho que começamos o negócio no tempo certo. Apesar dos consumidores ainda não conhecerem os estilos e as características das cervejas, eu acho que eles estavam abertos a experimentar o novo. Nesse mesmo momento destacam-se no Brasil outros produtos premium como azeites, cafés, vinhos e destilados. E o poder de consumo do brasileiro também estava maior. Isso tudo ajudou. Quando entramos nesse mercado acho que não existiam dez players em todo o país. Temos a sorte de acompanhar de perto o surgimento e a evolução do mercado cervejeiro”, conta Douglas.

Tudo começou com duas lojas em Curitiba, uma espécie de mescla de bar, empório e restaurante, com  uma vitrine bem variada de cervejas artesanais do mundo inteiro. Mas, aos poucos, percebeu-se que havia um potencial para atender muito além do cenário restrito de Curitiba, onde o Clube é sediado, e então nasceu a loja online para atender a todo o Brasil. A ideia de assinatura de cervejas veio logo em seguida e, como uma tendência que veio para ficar, tornou-se o principal produto do Clube. 

Você sabe o que é um clube de assinatura de cerveja?

“O Clube se apresenta como um modo prático para se conhecer novas cervejas principalmente quando não há ofertas no local que moro. Continuo assinando o Clube do Malte pela diversidade de cervejas oferecidas mês a mês, além daquelas para compra na loja. Além disso, as matérias apresentadas despertam o interesse em conhecer mais e mais o mundo cervejeiro”, Januario Pinheiro Ramos, assinante do Clube desde 2013. 

Mas não para por aí! De lá pra cá a história e o desenvolvimento do Clube do Malte foi sendo construído aos poucos e hoje é o maior clube de cervejas do Brasil.

Embasados na nossa visão que é Construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, estamos unificando e criando novos pontos de relacionamentos com e entre a comunidade, além de um grande hub de conteúdos sobre esse universo, disponibilizado gratuitamente em nossas plataformas.  

“Felizmente eu tenho o prazer de fazer parte deste Clube. A cada revista que eu recebo, desperta mais e mais a minha curiosidade e a sede pelo conhecimento dentro deste mundo cervejeiro. Sempre  fico à espera das próximas reportagens e conteúdos. Me sinto praticamente um sommelier só de degustar as experiências engarrafadas que recebo mensalmente”, Augusto Candido, assinante do Clube do Malte.

Projetos de destaque

Desde que criamos a marca Clube do Malte, sempre pensamos em ser mais que uma loja de cervejas online. Queremos ser também um alicerce e um apoio para os mais variados perfis de cervejeiros. 

Ao longo desses anos nós acompanhamos lado a lado o crescimento do cenário cervejeiro no país, contribuímos com o desenvolvimento de pesquisas de consumo, e desenvolvemos vários projetos a fim de contribuir com o mercado e também com a melhor experiência de consumo de nossos clientes. Nossa ideia é que a nossa assinatura, assim como qualquer compra realizada em nosso site, seja muito mais do que a entrega de uma caixa com cervejas, e sim, um conceito de comunidade, de valores e de experiências. 

Pensando nisso, procuramos ao longo de nossa jornada, desenvolver projetos que atendam as expectativas de nossos clientes, assim como as necessidades do mercado. Criamos seleções de cervejas em nossas assinaturas que fugiram do comum e algumas delas merecem destaque aqui na nossa linha do tempo.

A cerveja do seu jeito

O Clube do Malte é o único que, além de fornecer vários rótulos, também produz os rótulos dos sócios mais fiéis. Em março de 2018, mês do consumidor, decidimos homenagear quatro dos assinantes mais antigos do nosso clube e proporcionarmos a eles uma experiência cervejeira única. Em parceria com a cervejaria Way Beer, produzimos a receita preferida de cada um deles, rotuladas com seus apelidos ou paixões.

“Conheci o Clube do Malte por indicação do meu irmão Guilherme. No início, a ideia era adquirir algumas cervejas diferentes, que até pouco tempo eram apenas encontradas fora do país. Logo após, surgiu o Beer Pack, que sou assinante desde a edição nº 1. O Clube do Malte e o Beer Pack foram uma excelente forma de descobrir novos estilos de cervejas. Além da qualidade e variedade dos produtos, o que me deixa entusiasmado é o relacionamento do Clube do Malte com seus clientes. Em março de 2018 fui homenageado com a “Bera do Zé” na campanha A Cerveja do Seu Jeito. Sem dúvidas, foi uma grata surpresa receber o Beer Pack com a “minha” cerveja. Parabéns pelos 10 anos do Clube do Malte! Que venham muitos outros aniversários, com boas histórias, informações e receitas nas revistas, e claro, excelentes cervejas nos packs”, Daniel Zanuzzo, assinante do Clube desde 2012.

Saisons do Brasil Clube do Malte e Morada Cia Etilica Clube do Malte

O estilo de cerveja Saison é o mais democrático de todos. Elas fazem referência as bebidas que eram produzidas em fazendas ingredientes abundantes da região para o consumo próprio dos moradores do local e também das pessoas que trabalhavam por lá em épocas de plantio ou colheita. “Essa cerveja era feita em várias regiões, no norte da França, na Bélgica e ainda na Holanda e cada uma com os ingredientes que havia disponível, logo, o padrão de aroma e sabor dessa bebida está muito vinculado com a região onde era feita. Além disso, é um estilo que veio bem antes da era industrial e não está amarrado a padrões de produção. Para mim, Saison é muito mais do que um estilo, é um conceito”, explica André Junqueira, fundador e cervejeiro da Morada Cia Etílica.. 

Bem, levando em conta esse conceito, pensamos: e se essas fazendas fossem em solo Brasileiro? Se o Brasil tivesse, desde seus primórdios, essa cultura de produção de cerveja, assim como nas fazendas da Idade Média, com os ingredientes locais e feitas para o consumo anual, como seria esse cenário por aqui? 

O Clube do Malte e a Morada Cia Etílica encararam esse desafio. Pensando que o Brasil é um país enorme, muito além de imaginar como seria uma Farmhouse produzida aqui, imaginaram como ela seria nos diversos locais e biomas brasileiros. Foram selecionados quatro biomas que foram representados na edição do Beer Pack de abril de 2018 com as Saisons Mata Atlântica, Cerrado, Floresta Amazônica e Caatinga. Cada uma das cervejas trouxe ingredientes que representam as tradições e culturas dessas regiões. 

Agora que você conhece um pouco mais da história do Clube do Malte nesses 10 anos de existência, pode ficar preparado porque nos próximos dias o Clube vai lançar um site comemorativo especial de aniversário, além de uma campanha de aniversário nunca vista por aqui.

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Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!