cervejaria-5000-anos
in ,

Meu Deus!Meu Deus!

Cervejaria de 5.000 mil anos é descoberta no Egito

Essa pode ser a mais antiga cervejaria de alta produção do mundo

Uma cervejaria de 5.000 mil anos é a mais recente descoberta dos arqueólogos na antiga cidade de Abydos que abriga vastos cemitérios e templos. A cervejaria está localizada na província de Sohag, no Alto Egito, onde também fica a cidade de Luxor, um dos pontos turísticos mais populares do país. A região com muitos templos, segundo o Ministério do Turismo e Antiguidade remonta ao reinado de Narmer, que ocorreu cerca de 3.100 anos antes de Cristo. O rei Narmer foi o primeiro faraó de uma dinastia que durou três milênios, até o Antigo Egito cair sob domínio do Império Romano em 30 a.C., após a derrota de Cleópatra na batalha de Alexandria, ele também é considerado o responsável por unificar o alto e baixo Egito. 

Arqueólogos britânicos já tinham conhecimento da existência da cervejaria desde o início do século 20, mas sua localização exata não havia sido confirmada. Agora a equipe formada por americanos e egípcios foi capaz de encontrar e escavar a fábrica.  A missão conjunta foi copresidida por Matthew Adams, do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York, e Deborah Vischak, professora assistente de arqueologia e história da arte do Antigo Egito na Universidade de Princeton.

BrewDog agora é carbono negativo

De acordo com o ministério, tudo indica que essa é a “mais antiga cervejaria de alta produção do mundo”. A equipe de arqueólogos americanos e egípcios acredita que a cerveja era usada nos rituais de enterros reais dos primeiros reis egípcios. E outras escavações na mesma área também indicam que a cerveja era usada em rituais de sacrifícios. 

Mostaa Waziry, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, explicou em um comunicado que os arqueólogos encontraram oito unidades de produção, cada uma delas com 20 metros de comprimento e 1,5 de largura. Em cada unidade havia 40 potes de barro, dispostos em duas fileiras, que eram utilizados para aquecer uma mistura de água e grãos, usada para fazer a cerveja. A cervejaria de 5.000 mil anos, de acordo com Adams, um dos líderes da missão que fez a descoberta, era capaz de produzir 22,4 mil litros de cerveja por vez. 

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!