cerveja sem glúten
Gluten free flour and cereals millet, quinoa, corn bread, brown buckwheat, rice, bread and pasta with text gluten free in English language with spoon on wooden background, top view
in

AmeiAmei TristeTriste RaivaRaiva Meu Deus!Meu Deus! FodaFoda NerdNerd EngraçadoEngraçado

Cerveja sem glúten – Quais as opções disponíveis no mercado?

Cerveja sem glúten, por fim ela existe e está disponível no mercado. A doença celíaca é uma enfermidade no intestino delgado causada por uma sensibilidade ao glúten. Apesar de muitos casos serem mal diagnosticados, estudos estimam que essa doença atinja cerca de 1 milhão de brasileiros.

Infelizmente ainda não existe cura para esse mal e a única maneira de evitar os sintomas, como diarreia e mal estar, é a completa eliminação do glúten da dieta.

Cerveja sem glúten é realmente segura para celíacos?

O glúten é uma proteína responsável pela elasticidade da massa do pão e está presente em vários cereais como trigo, cevada e centeio. A substituição desses cereais nem sempre é fácil, mas é possível encontrar cada vez mais opções no mercado. Atualmente existem alguns pães gluten-free e até mesmo cervejas, que é o que vamos abordar aqui.

As cervejas para quem tem restrição ao glúten são basicamente divididas em duas opções:

  1. Cervejas gluten-free:  cervejas que utilizam ingredientes sem glúten na substituição do malte, como milho, sorgo, milhete, trigo-sarraceno, arroz e tapioca (mandioca). Obviamente a qualidade não é a mesma da cerveja tradicional, mas é uma ótima opção para quem tem restrição.
  2. Cervejas reduced-gluten:  cervejas tradicionais, que utilizam malte como ingrediente, mas com uma enzima especial (Brewers Clarex), adicionada no processo de fermentação, que consome a maior parte do glúten. A eliminação não é total, mas as quantidades restantes são muito baixas. Nesse caso vai depender do nível de sensibilidade de cada um, mas a grande maioria das pessoas com restrição ao glúten pode consumir esse tipo de cerveja tranquilamente.

No mercado americano existem várias opções de cervejas sem glúten. Essas são apenas algumas:

Gluten-free:

  • Celia Saison – Ipswich Ale Brewery
  • Watchstander Stout – Ghostfish Brewing Company
  • New Grist Pilsner – Lakefront Brewery

Reduced-gluten:

  • Delicious IPA – Stone Brewing
  • Glütiny Pale Ale – New Belgium Brewing
  • Tread Lightly Ale – New Planet Brewery

Lembrando que essas cervejas devem ser consumidas preferencialmente em garrafa ou lata. Se servidas na torneira elas podem sofrer contaminação de outras cervejas com glúten servidas previamente.

Cheers 😉

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam