in

EngraçadoEngraçado

Cerveja especial para presente? Conheça 5 ótimas opções

O Natal está chegando e nós resolvemos dar uma ajudinha para você comprar o presente daquele seu amigo ou amiga cervejeira. Uma boa escolha, que impressiona tanto na garrafa quanto no copo, são as cervejas rolhadas e é com elas que criamos nossa lista com as 5 opções de cerveja especial para presente.

Cervejas rolhadas

Ótimas opções de cerveja especial para presente são as cervejas rolhadas. Normalmente são de estilos de cervejas com levedura Brettanomyces ou leveduras selvagens, ou ainda cervejas mais alcoólicas e com mais carbonatação. Esse tipo de garrafa com rolha, muito comum em champanhe e espumantes, aguenta uma maior pressão dentro e por isso é muito utilizada para esse tipo de cerveja.

O uso da rolha em garrafas de cerveja também proporciona uma oxidação lenda do produto que está dentro da garrafa. Essa é uma oxidação positiva, que permite o envelhecimento da cerveja com potencial de guarda, ou cervejas que saem das barricas de madeira para a garrafa e tem como proposito continuar envelhecendo. Saison, Lambic, Gueuze, Strong Ale, Porters, entre outras, são os estilos adequados para esse tipo de garrafa.

Cheias de complexidade e elegância, as cervejas rolhadas são também uma excelente opção para quem não curte muito o espumante, mas não quer deixar de lado a tradição de estourar a rolha na comemoração do ano novo.

Cerveja especial para presente – top 10

Deus Brut des Flandres

Uma cerveja incrível, de aromas e sabores complexos, capaz de impressionar qualquer um. A cerveja Deus Brut des Flandres é uma champaignoise, feita inicialmente na Bélgica, onde sofre a primeira e a segunda fermentação, depois é levada então para uma vinícola francesa na cidade de Reims, onde é colocada em garrafas de champanhe e passa pelo mesmo processo dos vinhos locais de repousar nas caves.

Averbode

A cerveja Bière Abbaye Averbode surgiu como uma valorização e homenagem história de produção cervejeira da Abadia. Fina, elegante e muito especial a Averbobe é uma cerveja multigrãos, feita com maltes de cevada, aveia e espelta (da família do trigo). E para deixá-la mais frutada e fresca é usada a lupulagem à cru, uma técnica que consiste na adição de lúpulo frio no período de guarda.

Chimay Grand Reserve

Uma autêntica cerveja trapista, o que significa que ela é feita dentro dos rigorosos processos e sob a supervisão de monges da Abadia Trapista Notre-Dame de Scourmont Abbey. A Chimay Grand Reserve é uma Belgian Strong Dark Ale de espuma bege densa e persistente e um denso líquido marrom escuro. O aroma é leve e simples, a complexidade vem do seu sabor: um frutado pouco doce, toffe, cítrico e seco.

Gouden Carolus Classic

Essa é mais uma jóia da cervejaria e destilaria Het Anker. A cerveja Gouden Carolus Classic de coloração marrom clara, levemente turva e de bela formação de espuma. Apresenta aromas de nozes, cravo, chocolate e baunilha. O sabor acompanha o aroma, apresentando complexidade e um álcool presente, mas equilibrado.

La Trappe Blond

Perfeita para quem quer algo mais leve, mas com muita complexidade nos sabores e aromas. A La Trappe Blond uma cerveja balanceada, refrescante, de coloração dourada e aroma e paladar frutados, florais e perfumados. Com notas de banana e maltes equilibrados, é uma cerveja que segue as características do estilo.

 

Nessas seleção reunimos apenas 5 boas opções de cerveja especial para presente, mas no site do Clube do Malte você encontra uma seleção completa, com vários rótulos de cervejas rolhadas, que são a escolha perfeita para impressionar no presente de natal, ou para garantir o estouro da rolha tradicional do Ano Novo, se você é cervejeiro de carteirinha e não troca a sua cerveja por espumante. Confira Aqui!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!