brasil beer cup
Foto: divulgação / arquivo pessoal Amanda Reitenbach.
in

Brasil Beer Cup 2021: o concurso de cervejas mais inovador e esperado do ano!

O Brasil Beer Cup é um concurso de cervejas que busca contribuir com o desenvolvimento da qualidade sensorial do emergente mercado cervejeiro nacional, através da análise e avaliação criteriosa das amostras recebidas, de forma ética e responsável através de metodologia de monitoramento de painel sensorial e painelistas.

Cervejarias comerciais de todos os portes de toda a América Latina poderão inscrever suas amostras, bem como os cervejeiros caseiros, que também terão apoio e visibilidade garantidos, podendo submeter suas criações do estilo Catharina Sour para avaliação e julgamento.

brasil beer cup
Show de encerramento do Beer Summit e Brasil Beer Cup 2020. Foto: divulgação/arquivo pessoal de Amanda Reitenbach.

O Brasil Beer Cup 2021 irá ocorrer de 21 a 24 de novembro em Florianópolis, a capital de Santa Catarina. O evento conta com a curadoria e organização do Science of Beer Institute, que tem experiência com concursos de diversas magnitudes. A Dra. Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer Institute, à frente do evento, está confiante: “Estamos lutando para que esse concurso seja uma vitrine de nosso cenário cervejeiro, trazendo mais determinação para o cervejeiro brasileiro, apesar desse ano desafiador.”

A primeira edição ocorreu em 2020, e devido às questões de saúde, o Brasil Beer Cup foi realizado como um evento online, integrado ao Beer Summit. Assim mesmo, conseguiu cumprir sua missão na edição inaugural: desmistificar a avaliação sensorial de uma forma divertida e interativa, mantendo ativa a marca do concurso. 

A análise e julgamento das cervejas foi realizada ao vivo, por vídeo, no dia 13 de dezembro  de 2020, conduzido por juízes experientes, que também direcionaram os participantes em como avaliar e julgar a cerveja. 

Neste ano o concurso será realizado de forma presencial e para que isso ocorra de maneira saudável, responsável e segura, todos os cuidados e protocolos sanitários necessários serão criteriosamente seguidos. 

Os principais objetivos do concurso são promover, desenvolver e fomentar ainda mais o setor cervejeiro no Brasil.

brasil beer cup
Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer Institute – Foto: Leo Laps

“Buscamos ser propulsores de uma nova esperança de retomada do segmento. Sabemos que os últimos tempos foram desafiadores para bares e cervejarias, e trazemos na história de nossa fundação e criação do projeto, as mesmas dores e dificuldades do mercado. Acredito que lançar um novo evento, do zero, já é uma grande dificuldade, considerando entrada, divulgação, alcance e operacionalização. Forçados pela pandemia do Covid-19 adaptamos a primeira edição que seria presencial, para os novos formatos online, inclusive o Brasil Beer Cup. Lidar com todos os desafios que a pandemia gerou e ainda cuidar da nossa saúde mental e profissional, certamente foi um grande aprendizado, nos tornando mais fortes para essa edição. Todas essas dificuldades, nos fazem enxergar como o mercado precisa de uma luz no fim do túnel, e acredito que este evento é um grande passo”, explica Amanda.

Motivações para a edição 2021 

O Brasil Beer Cup nasce com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da qualidade sensorial das cervejas do exponencial e emergente mercado nacional. 

Uma das motivações para a realização do Brasil Beer Cup é o crescimento do setor, apontado pelo Anuário da Cerveja 2020, compilado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), mostra a ascensão do mercado. No ano de 2020, foram registradas 204 novas cervejarias, representando alta de 14,4% em relação ao ano anterior. Atualmente, o número de registros no Brasil passa de 1,3 mil.

Outra questão também é o engajamento do setor. O Brasil Beer Cup tem como missão o fomento das cervejas artesanais brasileiras, visando, por meio de avaliações técnicas de um corpo de jurados altamente gabaritado, fornecer feedbacks precisos para as cervejarias, com o intuito de melhorar os processos e a qualidade das cervejas.

Diferenciais

Como é praxe em todos os projetos do Science of Beer Institute, o incentivo à ciência, inovação e tecnologia marcarão presença no Brasil Beer Cup. Toda a avaliação e julgamento do concurso será realizado de forma online via software Beer Sensory®, idealizado pela especialista em gestão sensorial, Dra. Amanda Reitenbach ao lado de outros pesquisadores.

O uso da ferramenta exclusiva trará ainda mais credibilidade e agilidade na execução do concurso. O software Beer Sensory® foi desenvolvido para auxiliar a indústria na parametrização das avaliações sensoriais e controle de qualidade de cervejas, seja individualmente ou em conjunto, como é o caso de aulas, eventos e concursos.

Kit de avaliação de cervejas Brasil Beer Cup. Foto: divulgação/arquivo pessoal de Amanda Reitenbach.

Incorporar este diferencial tecnológico para o julgamento, foi inspirado nas melhores práticas dos concursos mundo afora, em prol da execução de um concurso confiável, sério e comprometido com o mercado cervejeiro.

Para este ano o evento busca ser referência em concursos de cerveja, mostrando que a ciência e a tecnologia podem ser aliadas ao crescimento do setor. “A educação cervejeira já faz parte do nosso DNA, então, contribuir com todo o segmento através do Brasil Beer Cup e Beer Summit é imprimir nosso cuidado e zelo com o mercado. Buscamos ser vitrine para o mundo, com um concurso de abordagem técnica e analítica, voltado para análise sensorial, provando o pioneirismo na aplicação da metodologia e na liderança feminina. E esse é um motivo de muito orgulho para nós! O medo é grande, quanto maior o projeto, maior o risco. Mas hoje dou a mão a todos os meus medos, pois sei que a minha coragem é proporcional a eles, fazendo acreditar que o Science of Beer Institute tem a capacidade de conquistar tudo que almejamos”, completa Amanda.

A representatividade da mulher no cenário cervejeiro

Outro marco muito importante para o segmento é a representatividade da mulher no cenário cervejeiro, e o Brasil Beer Cup é o primeiro concurso a contar com uma gestão composta por mulheres, promovendo a inserção do gênero por meio do evento que promete ser um marco para a indústria cervejeira nacional.

O concurso conta com um time de profissionais, com formação e experiência internacional em outros concursos, garantindo a alta qualidade do evento. Com o time composto majoritariamente por mulheres, o Brasil Beer Cup terá dentre suas pautas focais, a equidade e a diversidade, imprimindo o cuidado com essa temática no projeto, consagrando-se como o primeiro Concurso Cervejeiro mundial a contar com uma liderança feminina.

brasil beer cup
Abertura do Beer Summit 2020. Foto: divulgação/arquivo pessoal de Amanda Reitenbach

Mulheres realizam evento cervejeiro e lutam contra o preconceito em favor da igualdade

“Ser mulher e assumir cargos de liderança e posições de destaque é quase um fenômeno. As críticas, abusos e tentativas de obstrução para que mulheres estejam nessa condição, é algo que toda mulher dentro do setor irá passar em algum momento. Pensando em diminuir o peso dessas dificuldades, esse evento é um grito de coragem para oportunizar e inspirar que outras mulheres possam assumir papéis em toda a cadeia. Ao mesmo tempo, queremos mostrar aos homens que não estamos aqui para competir e sim unir forças. O mercado cervejeiro precisa de todos”, ressalta a Amanda. 

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!