Na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a Ambev anunciou e serviu o primeiro lote da sua mais nova cerveja: a Brahma Duplo Malte. O evento ocorreu em uma das unidades do Bar da Brahma no centro de São Paulo e contou com apresentação do cantor Dudu Nobre, conforme relata publicação do portal Metrópoles.
A proposta do rótulo de se diferenciar dos concorrentes é combinar o uso de dois tipos de malte, o Pilsner e o Munich. O primeiro e mais comum na produção de American Lagers fica responsável por trazer a leveza tradicional do estilo. Por sua vez, o Munich ressalta notas maltadas e tostadas.
A Brahma Duplo Malte é uma cerveja “límpida, brilhante, dourada e diferenciada. É fácil de beber e tem um amargor bem delicado”, explica Daniela de Carli Immig, mestre cervejeira responsável pela receita.
A nova cerveja da Ambev será comercializada em garrafas de 600 ml e latas de 350 ml. O preço final é determinado pelos lojistas, mas a orientação é de que o valor seja intermediário entre a Brahma Chopp e a Brahma Extra. A distribuição da Brahma Duplo Malte já está sendo iniciado, portanto ela deve estar disponível em mercados e lojas de todo o Brasil nas próximas semanas.
Seguindo o gosto dos consumidores
O desenvolvimento da fórmula levou mais de seis meses e foi sendo refinado com base em testes realizados na capital paulista com consumidores. “Nunca o consumidor esteve tão no centro. Ouvimos milhares de pessoas para entender o que elas queriam. Juntamos isso com a experiência da cervejaria que tem mais de 130 anos no mercado”, relata José Octávio Freitas, gerente de marketing da linha Brahma.
“Queríamos trazer uma novidade para as pessoas e mostrar que dá para fazer cerveja com dois tipos de malte diferentes. Encontramos mais uma oportunidade de agradar o consumidor que consome cerveja em diferentes ocasiões e busca diferentes paladares. A Duplo Malte é a cerveja para o consumidor que procura um pouco mais de sabor, no meio do caminho entre a ‘chope’ e a ‘extra'”, complementa o executivo.
Música e cerveja dá casamento
Para promover a Brahma Duplo Malte, além de apostar em forte divulgação no Carnaval do Rio de Janeiro, a Ambev está firmando uma parceria com Zé Neto e Cristiano. A dupla sertaneja, que será embaixadora da breja, deve revelar detalhes dessa aproximação com o mercado cervejeiro.
Segundo o Metrópoles, é bem possível que o novo rótulo da linha acompanhe a turnê nacional “O Esqueminha” dos artistas, a qual terá uma composição mais intimista e contará com participações especiais.
Inovação ou marketing?
A cerva acabou de sair do tanque e a notícia é fresquinha, mas já tem causado algumas discussões entre os cervejeiros mais experientes.
O que você acha? A Brahma Duplo Malte traz algum tipo de inovação para as receitas dentro do seu estilo? Ou seria apenas uma nova abordagem de marketing da companhia para aproximar o público geral para o segmento das artesanais? Que tipo de benefícios ou desvantagens essas ações podem trazer? Queremos saber a sua opinião, então deixe aqui o seu comentário!