quando a cerveja surgiu
in

Afinal, quando a cerveja surgiu no mundo?

Pesquisadores fazem novas descobertas de evidências do consumo da bebida datado de 7.200 anos.

Afinal, quando a cerveja surgiu no mundo? Pesquisadores encontram a primeira evidência do consumo de cerveja dentro de uma comunidade residencial, no assentamento calcolítico de Tel Tsaf, no Vale do Jordão, que data de cerca de 7200 anos.

“Já descobrimos evidências que mostram a relativa riqueza dos moradores de Tel Tsaf, incluindo o armazenamento de produtos agrícolas, e principalmente grãos, em grande escala. Agora encontramos evidências da produção e do consumo de álcool, na forma de uma cerveja feita de grãos. Podemos imaginar que a sociedade emergente em Tsaf há cerca de 7200 anos, realizava grandes eventos em que grandes quantidades de alimentos eram consumidos e bebia-se cerveja em um ambiente social, e não apenas para fins cerimoniais “, explica o Prof. Danny Rosenberg, chefe do Laboratório de Pesquisa de Ferramentas de Pedra Fundamental e Tecnologias Relacionadas a Alimentos Antigos, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, liderou o estudo ao lado de pesquisadores da Universidade de Stanford e do Instituto Alemão em Berlim.

A evidência mais antiga do consumo de cerveja foi encontrada no cemitério natufiano da caverna Rakefet no Monte Carmelo, datando de cerca de 14.000 anos. Em um estudo publicado em 2014, os pesquisadores da Universidade de Haifa e da Universidade de Stanford encontraram evidências de consumo de cerveja – álcool fermentado de grãos – associado às cerimônias funerárias natufianas. De acordo com o Prof. Rosenberg, que também participou do estudo de 2014, as evidências do consumo de cerveja no Levante após o período natufiano foram, na melhor das hipóteses, fragmentárias.

quando a cerveja surgiu

O povoado de Tel Tsaf, no Vale do Jordão, que floresceu durante o período calcolítico médio, há cerca de 7200 anos, era muito grande e habitado por centenas de pessoas. Os pesquisadores já encontraram evidências de que o assentamento foi particularmente próspero durante um período de vários séculos, durante os quais seus habitantes acumularam produtos agrícolas em grande escala e até desenvolveram laços comerciais extensos com áreas a centenas de quilômetros de distância, no Egito, Jordânia, Síria, no Iraque e até na Anatólia.

No novo estudo, os pesquisadores realizaram exames microscópicos de grãos de amido de trigo e cevada encontrados em vários vasos de argila em Tel Tsaf, incluindo peneiras. Eles descobriram que os grãos sofreram alterações morfológicas internas durante o processo de fermentação, mostrando que foram utilizados na produção de álcool. “A existência desse tipo de sistema frequentemente exigia ‘manutenção contínua’, incluindo o consumo elevado de álcool”, observaram os pesquisadores.

Segundo eles, a produção e o consumo de cerveja não terminaram depois do natufiano, pois as sociedades de caçadores-coletores começaram a se estabelecer de forma permanente e se engajar na agricultura primária. A produção de cerveja certamente não surgiu espontaneamente na Idade do Bronze nos reinos do antigo Oriente Médio.

Quem inventou a cerveja?

Os pesquisadores explicam que a sua nova descoberta em Tel Tsaf foi possível graças às excelentes condições de conservação do local, que permitiram a conservação de vários materiais orgânicos de forma excepcional. Além disso, este é precisamente o tipo de evidência que eles procuravam: indícios de práticas culinárias no local como parte de seu projeto que examinou o surgimento da dieta mediterrânea na região de 8.000 a 7.000 anos atrás.

“Por enquanto, não nos é fácil saber se a cerveja produzida pelo processo que identificamos nos remanescentes da Tel Tsaf foi consumida diariamente ou apenas em grandes eventos sociais com a participação de todos ou da maioria dos membros da comunidade. evidências acumuladas das escavações no local que atestam um nível notável de riqueza e prosperidade agora também se relacionam com a produção e consumo de cerveja. Esperamos que em breve, conforme conseguirmos isolar mais evidências da produção de cerveja neste e em outros locais , poderemos ampliar nossa compreensão do papel do álcool nas sociedades antigas – principalmente aquelas, como a comunidade de Tel Tsaf, que passavam por mudanças significativas em sua organização social, que se tornava cada vez mais complexa”, conclui o Prof. Rosenberg.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!