in ,

A Melhor Double IPA do Mundo

Filósofo, naturalista, comandante do exército romano e autor de Naturalis Historia. Pliny the Elder é também conhecido por ter sido um dos primeiros a dar a classificação botânica para as plantas de lúpulo. Vinnie e Natalie Cilurzo, proprietários da Russia River Brewing, resolveram homenageá-lo batizando uma Double IPA com o seu nome. Nascia um mito. A Melhor Double IPA do Mundo

Pliny the Elder é uma referência entre as IPAs americanas. Fartamente lupulada, com Amarillo, Centennial, CTZ e Simcoe, corpo claro, final seco e fácil de beber (apesar dos 8% de graduação alcóolica). Nota máxima no RateBeer.

Uma de suas concorrentes na briga pelo topo é justamente a sua versão mais robusta, a Pliny the Younger, uma “triple IPA” com 10,25% de graduação alcoólica e ainda mais difícil de ser encontrada. Aliás, o marketing da escassez parece ser uma das estratégias da Russia River Brewing.

“Não temos mais”, “acabou ontem”, “só no próximo mês” foram as frases que eu mais ouvi quando estava procurando pela Pliny nas lojas de bebidas no Colorado. Eu fui finalmente encontrar a tão desejada cerveja na torneira do bar Falling Rock, na cidade de Denver. Valeu a procura.

O sucesso desta cerveja não ocorreu por acaso e nem de um dia para o outro. Grande cervejas não são resultados de arrombos de criatividade ou fórmulas mágicas, mas sim de anos de experiência. A regra das 10 mil horas, narrada por Malcolm Gladwell no livro Outliers, se encaixa perfeitamente na história de Vinnie Cilurzo

Vinnie tem uma longa trajetória no mundo cervejeiro e é reconhecido por ter criado o estilo Double IPA, nos meados da década de 90, na sua antiga cervejaria Blind Pig. Anos depois, em 2000, ele chegou a quase perfeição, com a Pliny the Elder.

Localizada no vale de Sonoma, na Califórnia, a Russia River Brewing poderia seguir o caminho de grande expansão de outras cervejarias, mas o casal Cilurzo resiste. A distribuição está restrita a apenas quatro estados americanos. Eles querem um crescimento orgânico e sem pressa. “Lar é onde o seu coração está”, é a famosa frase do naturalista romano Pliny the Elder, que eles seguem à risca.

Quer conhecer mais sobre as cervejas americanas. Confira aqui todos os artigos do nosso Beer Hunter, Alevar Júnior.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam