cerveja salvou o mundo
in ,

8 motivos que vão te fazer acreditar que a cerveja salvou o mundo

Você já parou para pensar em quais são os benefícios da cerveja? Relaxar depois do trabalho, um encontro com os amigos, uma comemoração especial ou simplesmente apreciar uma boa degustação, são apenas alguns dos vários benefícios que poderíamos listar aqui. Mas e se disséssemos que a cerveja salvou o mundo? Muito provavelmente você não acreditaria, mas para entender como o mundo seria sem a cerveja e as mudanças que com ela vieram, alguns cientistas se uniram para estudar e mostrar como a cerveja surgiu e de quebra salvou o mundo.

Confira os 8 acontecimentos em que a cerveja salvou o mundo

Com fatos cientificamente comprovado o Discovery Channel produziu e exibiu o documentário Como a Cerveja Salvou o Mundo. Envolvida em fatos históricos e científicos, os motivos são os mais curiosos possíveis e nesse post listamos alguns para você.

cerveja salvou o mundo

  • Revolução agrícola: A cerveja foi criada por acidente, quando primitivos colocaram um porção de cevada em um vaso e saíram para caçar. Nesse período, choveu e água fez com que a cevada produzisse açúcar, logo em seguida choveu novamente ao ponto que o vaso ficou cheio de água, produzindo assim o CO2 e o álcool. Quando eles voltaram se depararam com o líquido borbulhando e um deles experimentou a bebida. Aí meu amigo, foi um abraço pro gaiteiro! A sede por mais cerveja e mais cevada para a fabricação criou uma explosão de novas técnicas. A necessidade por cultivar a cevada fez com que surgisse novas técnicas agrícolas como o arado e irrigação. Posteriormente a isso veio a necessidade de transportar, surgindo então as carroças. Foi simplesmente uma reação em cadeia.
  • Matemática e escrita – Mais cervejas e mais cevada resultam em mais fazendas. Pela necessidade de dividir a fronteira entre seus campos eis que surge a matemática. Depois da contabilidade surgiu a invenção antiga mais importante da cerveja: a escrita. Segundo pesquisas a invenção da escrita surgiu da necessidade de gravar a produção e distribuição de commodities, como a cerveja.
  • A construção das pirâmides – Aqui a explicação é simples, o pagamento dos trabalhadores na construção das pirâmides era realizado com litros de cervejas. O pagamento diário para cada trabalhador era de 4l de cerveja. Sendo assim uma quantia incrível de cerveja foi usada para a construção das pirâmides. Para a construção da pirâmide de Guiza, por exemplo, foi necessário 875.904.704 litros do sagrado líquido. Sem contar que naquela época e civilização, a cerveja era leve em álcool e uma grande fonte vital de nutrição. Densa em nutrientes e vitaminas manteve os trabalhadores, fortes, saudáveis e altamente produtivos.

cerveja salvou o mundo

  • Salvou pessoas na Europa Medieval – Nessa época a vida era desagradável, bruta e além de tudo curta. Os rios eram imundos e a água o principal vilão. Com a fervura da cerveja as bactérias morriam, tornando assim o líquido propicio ao consumo. A cerveja era a bebida mais segura para beber.
  • Deu origem aos EUA – Sem cerveja, os primeiros colonizadores poderiam não ter chegado aos EUA. A água no navio estragava, enquanto que a cerveja tinha um conservante natural em álcool e lúpulo, mantendo-se fresca durante a viagem. Como na Inglaterra não era possível o consumo de água, devido a contaminação, mesmo quando desembarcaram em terras americanas os colonizadores não tocavam em água a não ser que fosse transformada em cerveja. A cerveja foi um item essencial para a sobrevivência deles.

cerveja salvou o mundo

  • Revolução Americana – Com os EUA já construído o principal ponto de encontro para comércio e comunicação eram as tavernas. Elas conectaram os EUA e transformaram a colônia em uma grande nação. A luta para a libertação dos ingleses começou na Taverna do Dragão Verde em Boston. As atividades revolucionárias eram discutidas, debatidas e planejadas nas tavernas e, é claro, com muitos canecos de cerveja.

Um tour cervejeiro nos EUA – de costa a costa

  • Foi a base da medicina moderna – A cerveja levou a medicina a uma importante descoberta. Tudo começou em 1850, quando o cientista Louis Pasteur inventou a pasteurização. Muitos pensam que foi para conservar o leite, mas na verdade ele estava estudando o motivo pelo qual a cerveja estragava muito rápido. Sua descoberta foi de que a cerveja era viva e junto com as células de leveduras ele identificou células de bactérias. Além de criar a pasteurização, que conserva uma série de alimentos, a descoberta contribuiu para a medicina moderna, ao identificar a existência de bactérias. Isso é basicamente a base da teoria dos germes. Isso mesmo! Antes desse acontecimento ninguém tinha ideia de que germes existiam. Não sabiam a causa de muitas doenças e como tratá-las. Descobrindo a causa puderam encontrar a cura.
  • Sistema de refrigeração – Segundo a pesquisa os primeiros sistemas viáveis de refrigeração foram desenvolvidos por causa da indústria cervejeira e financiados por ela. Isso tudo foi graças ao tipo de cerveja Lager, que conquistou os EUA ainda no século XIX. A cerveja lager chegou aos EUA na década de 1840, junto com imigrantes alemães como Frederick Miller e Adolfh Coors. A cerveja tipo lager precisava ser brassada fria e para esse processo a única saída era utilizar gelo, tirando da natureza e levando até a cerveja. Porém o gelo era difícil de armazenar, além é claro, de derreter, fazendo com que eles pudessem produzir cerveja somente no inverno. Interessados na refrigeração artificial, os cervejeiros juntaram dinheiro e investiram nas pesquisas. O primeiro refrigerador do mundo, foi uma grande máquina inventada por Carl von Linde em 1881, para a cerveja. Quantos problemas o sistema de refrigeração resolveu no mundo, não?

  • A cerveja inventou a indústria moderna – Símbolo de tudo que foi glorioso sobre os EUA, muitos acham que a fábrica foi inventada por Henry Ford e o carro motorizado, só que não. Foi a cerveja! Segundo o professor de história industrial americana, Dr. Quentin Skrabec, a produção de cerveja revolucionou a indústria americana, automatizou as linhas de produção pelo menos 10 anos antes de Henry Ford. A primeira máquina industrial foi criada por Michael Owens em 1904, para a produção de garrafas de cerveja.

Todos os detalhes dessa fantástica história de como a cerveja salvou o mundo, você pode conferir assistindo esse documentário aqui. Nós indicamos, vale muito a pena!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!