malte
in

Conheça quais são os tipos de malte

Um ponto muito importante em nossos estudos sobre malte é que podemos dividir os maltes especiais em três grupos: crystal/caramelo, escuros e defumados.

Maltes Crystal/Caramelo

malte

O malte Crystal passa por um processo em que o amido é convertido em açúcares complexos que não são fermentáveis e com isso temos as notas de caramelo. Esses maltes não precisam ser adicionados no início da mostura. São nomeados geralmente pela sua cor (valor em EBC), os mais claros tendem a notas mais doces e os mais escuros lembram nozes.

  • Crystal: seguindo a nomenclatura de sua cor (10, 20, 30, etc…) quanto mais claro, mais dulçor, quanto mais escuro mais aroma de castanhas e nozes.
  • Carapils: sua cor varia entre 8 e 16 EBC, muito usado para ajudar na retenção de espuma e melhorar o corpo.
  • Caramunich: possui cor entre 100 e 120 EBC, muito usado nos estilos Bocks, além do dulçor já começa a ter notas de castanhas e nozes.
  • Special B: com cor entre 200 a 280 EBC, esse malte traz notas de caramelo queimado e é muito utilizado em cervejas Stouts.

Maltes Torrado

malte
Brewer holds dark caramel malt in his hand.

São considerados maltes torrados quando sua cor for muito escura. Por não conter poder diastático, esses maltes podem ser utilizados em forma de infusão no final da mostura e pelo mesmo motivo é aconselhável não passar de 10% do total em maltes torrados. Suas notas podem variar entre biscoito, pão, café, chocolate, entre outras.

  • Black: sua cor varia entre 800 a 1400 EBC, ele proporciona sabor tostado e adstringente à cerveja e também tem a capacidade de abaixar o ph do mosto.
  • Carafa: cor entre 800 e 1500 EBC. Esse malte passa por um processo de polimento do grão que diminui sua taxa de amargor, deixando a cerveja mais suave, trazendo notas de cacau e café.
  • Chocolate: possui cor entre 900 e 1100 EBC, como o nome diz, trará notas de chocolate amargo. Comum em Porters e Stouts.

Malte Defumado

malte

Esses maltes, durante sua secagem e torra, são defumados com madeiras diversas trazendo notas da madeira e de defumado, algo que lembra bacon ou embutidos defumados. É bastante utilizado em cervejas Scottish Ale, Smoked e Rauchbier.

Conhecer os tipos de malte da cerveja e o que cada um proporciona em cor, textura e sabor é muito importante para melhorar sua produção. Com dois ingredientes já abordados por aqui, a água e o malte, mês que vem nos encontraremos para falar sobre o lúpulo!

Para mais dicas sobre homebrewing, clique aqui.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.