pumpkin ale
in

AmeiAmei

Como fazer uma Pumpkin Ale?

É chegado outubro e com ele o Dia das Bruxas, e nada mais característico dessa época do que as abóboras, certo? Vocês sabiam que a Pumpkin Ale (cerveja feita com abóboras) data do século XVIII?

Registros históricos mostram as primeiras receitas por volta de 1770, apesar da popularização ter ocorrido apenas na década de 1840. A abóbora foi muito utilizada nessa época como fonte de açúcares devido a escassez de malte nos EUA. O estilo foi resgatado em 1980 com a cervejaria Buffalo Bill’s Brewery que encontrou e re-criou uma receita de George Washington – sim, ele era cervejeiro!

pumpkin ale

São muitos os métodos de utilizar abóbora nas suas receitas. Você pode usar o fruto oco como fermentador, colocando seu airlock no tampo aberto para remoção das sementes; pode picá-lo e jogar em cubos para etapa de mostura; ou usar um purê ou doce de abóbora durante a etapa de fervura.

Receita de cerveja Pumpkin Ale:

Ingredientes para 20 litros:

  • 4kg de malte Pale Ale
  • 200g de malte Caramunich
  • 200g de malte Special B
  • 2 kg de purê de abóbora (60 minutos de fervura)

Para fazer o purê você deve descascar, tirar as sementes e cortar sua abóbora em cubos, levando ao forno entre 180 e 190 ºC por um período  de 90 minutos a 2 horas, observando para que a abóbora fique macia, porém sem tostar. Quando esfriar, basta amassá-la com um amassador de batatas ou com um garfo.

  • 15 g de lúpulo Chinook (60 minutos de fervura)
  • 10g de lúpulo Fuggle (10 minutos de fervura)
  • 2 paus de canela (final da fervura)
  • 1 pacote de fermento US-05

pumpkin ale

pumpkin ale

 

Dica: Lembre-se que por usar a abóbora na receita, sua OG pode variar de acordo com a fruta. Fica a seu critério ajustar a OG com a água de lavagem ou manter a OG mais alta e ter um resultado final mais alcoólico.

Para mais dicas de homebrewing, clique aqui.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.