in ,

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

Qual a diferença entre cerveja normal e puro malte?

Você já parou para perceber que diariamente estamos rodeados do termo “puro malte”? Seja na prateleira do mercado, numa propaganda de TV, anúncio do Youtube, ou até mesmo num outdoor nas ruas… Se você é cervejeiro, com certeza já ouviu falar dessa denominação e muito provavelmente já chegou a se perguntar qual a diferença entre cerveja normal e puro malte.

O malte nada mais é do que grãos de cereal (normalmente trigo ou cevada, mas outros tipos de cereais também podem ser mateados) que passaram pelo processo de malteação. Esse processo consiste em umedecer esses grãos e colocá-los para germinar até que os brotos nasçam. Feito isso, o grão é seco e então tostado ou torrado. A malteação é muito importante no processo da cerveja pois é responsável pela liberação do amido que ativa as enzimas do grão, que transforam o amido em açúcar que as leveduras irão consumir para produzir o álcool e CO2.

No caso da cerveja puro malte, ela é produzida inteiramente com malte e não pode contar com cereais não maltados em sua composição. Mas seria essa a única diferença entre cerveja normal e puro malte? Não!

Diferenças entre cerveja normal e puro malte

  • A cerveja puro malte é valorizada por seus aromas e sabores mais intensos, em relação às cervejas mainstream, ou seja, aquelas populares que são encontradas em qualquer supermercado.
  • A grande diferença está na composição da cerveja, que utiliza apenas cereais maltados como a cevada e o trigo.
  • Tradicionalmente, elas são (e já eram) fabricadas por cervejarias artesanais, mas grandes indústrias também estão apostando no segmento e criando fortes campanhas publicitárias, que acabam colocando as cervejas puro malte como de qualidade superior as que não são puro malte. Aqui vale ressaltar que essa qualidade pode sim ser melhor entre as marcas comerciais, mas se comparado com cervejas especiais o termo puro malte não faz referência a qualidade da bebida, pois há diversas cervejas artesanais feitas com outros tipos de ingredientes, como frutas e especiarias, por exemplos, que não são consideradas puro malte, devido a esses ingredientes, mas são cervejas de extrema qualidade.
  • Logo o termo puro malte, pode significar qualidade entre as cervejas de massa, já que tecnicamente as puro maltes de marcas populares são de fato melhores que as que não são puro malte. Mas se tratando de cerveja artesanal esse termo não é sinônimo de qualidade, significa apenas que a cerveja é feita somente com o cereal maltado.

Para mais curiosidade do universo cervejeiro, clique aqui.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Gabriel Bertaluzi

Escrito por Gabriel Bertaluzi