cerveja puro malte
in

FodaFoda NerdNerd

O que é cerveja puro malte?

A cerveja puro malte é produzida com 100% de malte e não pode levar cereais não maltados na sua receita. O que acontece é que a legislação brasileira permite que até 45% dos cereais da cerveja possam ser não maltados, o que chama mais atenção para os rótulos que se dizem “puro malte”. 

Levando em conta que a cerveja puro malte é aquela que quando produzida não leva cereais não maltados e nem adjuntos em sua receita, ela facilmente se enquadra também dentro da famosa Lei da Pureza Alemã, a qual diz que a bebida deve ser feita somente com os quatro ingredientes principais: água, malte, lúpulo e levedura. 

Mas o que é o malte e qual a sua função na cerveja? 

cerveja puro malte

O malte é feito a partir de um processo chamado de malteação: em que os grãos do cereal, como cevada e trigo, são umedecidos e colocados para germinar, depois que os brotos nascem, o grão é seco e torrado. Dependendo das características desejadas, ele pode ser torrado em diferentes níveis de intensidade e até ser defumado ou acidificado.

O processo de malteação é fundamental para disponibilizar o amido e ativar as enzimas do grão. Essas enzimas são responsáveis por converter o amido em açúcar que será consumido pelas leveduras e no final produzirão o álcool. 

Mas não para por aí: o tipo do malte escolhido define também outras importantes características da cerveja, e aqui estamos falando da sua cor, do aroma, do sabor e da quantidade de amido. Os maltes mais claros conferem notas sensoriais que remetem a pão e biscoito, sendo ricos em açúcares e por isso, chamados maltes base, necessários para produção de qualquer cerveja. Já os maltes tostados trazem notas de caramelização e os torrados lembram chocolate e café. Quanto mais torrado for o malte, menos açúcares ele possui, sendo então considerado malte especial, usado em menor proporção em cervejas de cor alaranjadas e pretas, para conferir a coloração e notas sensoriais. A quantidade de malte em proporção aos outros ingredientes também influencia no corpo da cerveja.

Quais as vantagens ou desvantagens de grandes cervejarias entrarem no mercado das artesanais?

Afinal, uma puro malte tem mais qualidade que outra que usa cereais não maltados e outros adjuntos na receita? 

A resposta é não. Isso porque deve ser levado em conta outras variáveis do processo de produção da cerveja. Muitas cervejarias utilizam outros cereais como milho e arroz, para reduzir os custos da produção, por isso cervejas puro malte começaram a se tornar sinônimos de cerveja de qualidade. Porém é importante lembrar que existem ótimas cervejas com adjuntos, inclusive de estilos e marcas bastante famosas. 

“Há muitas variedades no processo. A produção de uma cerveja puro malte pode não ser fermentada corretamente, não ter uma boa maturação ou ser alguma receita sem sentido. Não significa absolutamente nada dizer que a cerveja é puro malte, é tão vazio quanto falar que a cerveja segue a Lei da Pureza Alemã. É um marketing de enganação, de meias verdades, joga a característica sem explicar o porquê ou embasar aquilo em basicamente nada. O consumidor se convence de que por ser puro malte aquele produto é superior. Não pode ser uma comparação genérica”, afirma André Junqueira, fundador e cervejeiro da Morada Cia Etílica. 

QUAIS AS DIFERENÇAS DAS CERVEJAS PURO MALTE?

  • A cerveja puro malte é valorizada por seus aromas e sabores mais intensos, em relação às cervejas mainstream, ou seja, aquelas populares que são encontradas em qualquer supermercado.
  • A diferença está na composição da cerveja, que utiliza apenas cereais maltados como a cevada e o trigo. 
  • Tradicionalmente, elas são (e já eram) fabricadas por cervejarias artesanais, mas grandes indústrias também estão apostando no segmento e criando fortes campanhas publicitárias, que acabam colocando as cervejas puro malte como de qualidade superior as que não são puro malte. Aqui vale ressaltar que essa qualidade pode sim ser melhor entre as marcas comerciais, mas se comparado com cervejas especiais o termo puro malte faz referência a qualidade da bebida. 

A CERVEJA ARTESANAL É PURO MALTE?

cerveja puro malte

Não! Nem toda cerveja artesanal é puro malte, isso porque, como já foi explicado aqui nesta matéria, cerveja puro malte é aquela que leva apenas os 4 ingredientes principais (água, malte, lúpulo e levedura), e existem cervejas artesanais que levam adjuntos como cereais não maltados, e outros ingredientes como frutas, especiarias e temperos, com o objetivo de agregar outras características sensoriais a ela.

Há sim as cervejas artesanais puro malte, como as que não são puro malte. Ou seja, nem toda puro malte é uma cerveja artesanal e nem toda cerveja artesanal é puro malte. Só lembrando mais uma vez que a condição puro malte, não está relacionada diretamente com a qualidade da cerveja, quando estamos falando de cerveja artesanal.

Quer conhecer na prática a diferença entre cervejas puro malte e cervejas que levam outros ingredientes na sua receita? Clique AQUI e acesse o site do Clube do Malte!

Por Ana Paula Komar e Caroline Silva.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!

apa e ipa

Qual a diferença entre IPA e APA?

4 opções de cerveja fitness