in

O que aconteceu com a West Coast IPA?

What the Hell Happened to the West Coast IPA?”, foi o título do artigo de J. Travis Smith na revista Gear Patrol. O colunista narra, em tom de lamento, a queda em popularidade da tradicional West Coast IPA em relação à New England IPA, nova queridinha no mercado de cervejas artesanais.

O concurso do Great American Beer Festival é utilizado para sustentar a tese. O número de cervejas inscritas na categoria American-style IPA, que vinham crescendo ano após ano, diminuiu em 2018, chegando a ser ultrapassado pela categoria Juicy or Hazy India Pale Ale.

A West Coast IPA é um símbolo das cervejas artesanais americanas e um estilo que se aprende a apreciar aos poucos. Durante a evolução da espécie humana não fomos treinados a gostar do sabor amargo, muito pelo contrário. Apreciar o amargor presente nas West Coast IPAs (e quase ausente nas New England IPAs) requer um desenvolvimento do paladar.

Nem sempre “easy drinking” é uma qualidade quando se analisa uma cerveja.

Mas nem tudo está perdido. Ainda existem boas West Coast IPAs no mercado. Segue abaixo duas das minhas favoritas:

1 – Racer 5 IPA – Bear Republic Brewing

Uma das mais premiadas cervejas americanas. Forte aroma cítrico e sabor amargo, proporcionados pelos mais tradicionais lúpulos americanos (Cascade, Columbus, Chinook e Centennial). O malte tem grande participação, dando suporte e corpo à cerveja. A graduação alcóolica é robusta, os 7,5% ABV põe a Racer 5 em uma tênue linha que divide IPA e Double IPA. (Notas 99/100 no RateBeer e 93/outstanding no BeerAdvocate)

Fundada em 1995, a Bear Republic é parte importante da história do movimento craft beer americano. Algumas de suas cervejas já estiveram disponíveis no Brasil, mas atualmente é difícil encontrá-las nas prateleiras. Diferente daqui nos Estados Unidos, onde eles têm ótima distribuição.

2 – Union Jack IPA – Firestone Walker Brewing

Uma cerveja que leva o nome West Coast na lata. Malte caramelizado e lúpulos com aroma de pinheiros que te remetem a uma floresta de coníferas. Uma IPA mais balanceada, mas ao mesmo tempo robusta, com 7% de graduação alcoólica. (Notas 99/100 no RateBeer e 94/outstanding no BeerAdvocate).

A aquisição da Firestone Walker pela belga Duvel Moortgat não fez mal nenhum à cervejaria. Muito pelo contrário.

Não tenho ideia de qual será a tendência ou estilo da moda nos próximos verões. Mas sempre haverá espaço na minha geladeira para uma boa e tradicional West Coast IPA.

Cheers 😉

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam