irish red ale
Foto: centralbrew.com.br
in

Irish Red Ale: conheça tudo sobre o estilo

Com uma longa tradição patrimonial, a Irish Red Ale teve origem na Irlanda e passou por adaptações ao longo do tempo. Hoje é um dos estilos mais apreciados da escola inglesa, devendo boa parte de sua popularização mundial à cervejaria americana Coors, através do rótulo Killian’s Irish Red, que nos anos 1990 se tornou uma das cervejas especiais mais vendidas dos Estados Unidos, isso devido à força de uma campanha de marketing que salientava a exótica coloração.

A Irish Red Ale, como o próprio nome do estilo indica, sua aparência tem cor avermelhada, variando do âmbar médio até o acobreado. Deve ser sempre límpida, mas é aceitável que apresente chill haze, ou seja, turbidez a frio. A formação e permanência da espuma costuma ser de baixa a média, característica comum às cervejas britânicas. Dentre elas, é uma das mais suaves, sendo menos lupulada que a English Bitter e menos maltada que a Scottish Ale.

Conheça 30 dos principais estilos de cerveja

O sensorial da Red Ale é bastante neutro, apresentando sutis notas de caramelo, toffee e biscoito no aroma e sabor provenientes dos maltes tostados e torrados, que também conferem final seco e um típico dulçor em equilíbrio com leve amargor de 20 a 28 IBU. O lúpulo pode estar ausente ou ter discreta presença, com perfil terroso ou floral. A esterificação da levedura também é opcional, trazendo um caráter frutado caso presente.

Uma cerveja macia em boca, refrescante, moderadamente carbonatada e atenuada, de corpo médio-baixo a médio, com teor alcoólico que varia de 4,0% a 4,8% ABV. As versões irlandesas tendem a ser mais leves e suaves, enquanto as Irish Red Ales americanas são mais alcoólicas e amargas. Justamente pela intensidade ser uma marca registrada dos Estados Unidos, eles criaram as variações American Red Ale, Imperial Red Ale e Double Hoppy Red Ale.

Por ser uma cerveja maltada de alta drinkability, é uma ótima opção para o churrasco, pois a reação de maillard das carnes vermelhas, suínas e até de frango harmonizam por semelhança. Pelo mesmo motivo, acompanha muito bem hambúrguer artesanal. Já dentre as opções vegetarianas, combina principalmente com cogumelos como shitake e shimeji, podendo estar presentes em um risoto, por exemplo. 

No Brasil, temos alguns bons exemplares da Irish Red Ale de cervejarias como Heilige, Leuven e Way Beer, disponíveis no Clube do Malte!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Érica Barbosa

Escrito por Érica Barbosa

Sommelière de cervejas, mestre em estilos, mixologista, mercadóloga, mestranda na UFRJ, colunista da Revista da Cerveja, professora universitária e fundadora do instituto Marketing Cervejeiro®️.

Antuérpia

Roteiro Belga #3 – Namur, Antuérpia e muitos mosteiros

cervejeiro gamer

A jornada do cervejeiro gamer