in ,

Grisette: um dos mais antigos estilos volta à cena cervejeira

Você já conhece o estilo de cerveja Grisette? Muito provavelmente você conheça a cerveja com o nome Grisette, o qual é fabricado pela cervejaria Brasserie St-Feuillien e comercializada em alguns estilos distintos, como a Grisette Witbier ou a Grisette Blonde. Mas não é sobre ela que queremos falar. Hoje queremos apresentar a você o estilo de cerveja Grisette, um dos mais antigos estilo de cerveja que volta à cena cervejeira.

Apesar de pouco conhecido no Brasil e hoje pouco produzido mundo a fora, o estilo de cerveja Grisette possui grande valor histórico.

Mesmo sem muitos registros sobre esse estilo sabe-se que essa ale belga surgiu no início do século XX como uma cerveja fabricada para matar a sede de mineiros, que trabalhavam com escavação em minas de pedras cinzentas no sul da Bélgica, na província de Hainaut.

Conta a história que à medida que a província de Hainaut começou a mudar de produção agricultura para uma região de mineração de carvão e pedra, no final dos anos 1800, os cervejeiros locais passaram a comercializar uma cerveja para a crescente população de mineiros. Grisette foi então considerada a cervejas dos trabalhadores da mineração, assim como Saison foi a cerveja dos agricultores.

Como características básicas as cervejas do estilo Grisette possuem teor alcoólico que varia de 3,5 a 5,0 ABV, baixos amargores, são produzidas também com malte de trigo, pouco filtradas, claras e refrescantes. São cervejas que surgiram para matar a sede e espantar as cinzas de um dia duro de trabalho.

A dinamarquesa To Øl Fuck Art The Heathens Are Coming é um exemplar rústico! Mais leve que uma saison, a versão da To Øl leva malte de centeio no lugar do trigo e lúpulo Simcoe e Galena. Essa cerveja apresenta notas de especiarias, com toques doces do centeio que se equilibram com as variedades dos lúpulos frutados.

No Brasil, a cervejaria Bodebown também lançou sua versão do estilo Grisette.

A Biére de Table Limoeiro é fruto de uma colaboração entre o mestre cervejeiro Samuel Cavalcanti com Vania Krekniski do restaurante Limoeiro, para o projeto da cervejaria Bodebrown que explora receitas de chefs apaixonados pelo que fazem.

Essa versão do estilo Grisette possui graduação alcoólica de 6,1% e leva na receita trigo sarraceno, uvas brancas da Serra Gaúcha e o lúpulo alemão Halertay Blanc.

Novas cervejas Fucking Beer do estilo Grisette

Se você nunca tomou e quer conhecer esse estilo, o Beer Pack traz para o copo de todos os seus assinantes as novas cervejas da Fucking Beer, a Fucking Beer Relax com Pêssego e a  Fucking Beer Relax com Carvalho Americano, ambas do estilo Grisette.

As receitas para a produção dessas cervejas foram resgatadas de épocas longínquas que datam de 1812, 1870 e 1950, com diferentes versões. São com teor alcoólico de 3,9%, baixo amargor, pouco filtradas e coloração dourada.

As duas possuem a mesma receita base, porém se diferenciam pelo ingrediente adicional que irá fazer toda a diferença no resultado final da cerveja. A Relax com chips de Carvalho Americano, é uma opção de cerveja refrescante com a madeira arredondando o paladar.

Já a Relax com pêssegos, que é adicionado junto a fermentação, transforma a cerveja em uma fruit beer com características únicas.

Gostou? Então não deixe de conhecer esse estilo milenar que está voltando a cena cervejeira!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!