belgian pale ale
in

Conheça o estilo de cerveja Belgian Pale Ale

A Bélgica pode ser um país pequeno em extensão territorial mas cervejas produzidas são conhecidas pela sua abrangência de sabores e aromas. Existem exemplares bem maltados, mais alcoólicas, outros super frutados e até mesmo ácidos, mas também existem outros estilos de cerveja para o “dia-a-dia”, onde a presença dos subprodutos da levedura são mais sutis e o amargor baixo ainda mais perceptível. A Belgian Pale Ale possui graduação alcoólica entre 4.8% – 5.5%, cor acobreada, corpo médio-baixo, pouco frutada e moderadamente maltada, remetendo a notas de biscoito de mel levemente bronzeado. Assim como uma boa cerveja belga apresenta uma boa carbonatação e espuma branca cremosa. Complementando as notas de biscoito, o famoso frutado belga se apresenta remetendo mais a laranja mais adocicada, diferente das intensas notas de laranja mais cítricas dos lúpulos americanos tão utilizados atualmente.

belgian pale ale

Mesmo sendo classificada nos guias de estilo sob esta nomenclatura, na Bélgica é comum encontrar este estilo sob a denominação Speciales Belges, já que o termo Pale Ale remete muito mais ao vocabulário desenvolvido pela Escola Inglesa.

A cervejaria a produzir a mais icônica Belgian Pale Ale é a Brouwerij De Konnick localizada na região da Antuérpia e fundada em 1833. O estilo é tão parte do cotidiano e da história da população que a Belgian Pale Ale de mesmo nome da cervejaria possui até um apelido graças ao estilo de copo chamado Bolleke (que pode ser traduzido como “bolinha”). Em 2019, depois de décadas da população pedindo um Bolleke em vez do nome verdadeiro, a cervejaria oficialmente renomeou o rótulo.

Uma harmonização infalível para este estilo são as carnes de porco condimentadas com ervas frescas da horta desde o alecrim até o tomilho, porém sem temperos muito apimentados ou ácidos, como receitas à base de vinagre. Como uma boa cerveja para todos os momentos, este estilo harmoniza super bem com receitas mais cotidianas, como um frango assado bem dourado ou até mesmo com as sobras do Peru de Natal. Complemente com batatas gratinadas e terá uma experiência incrível.

Mesmo sendo classificadas com o termo Pale Ale, utilizado quase que em exaustão em diversas escolas, uma cerveja belga sempre será inconfundivelmente belga.

Camila Marins & Renato Mello do Malte na Mala – Sommeliers e mestres em estilos, especialistas na Escola Alemã e realizam curadoria de experiências cervejeiras.

 

Altbier – uma clássica cerveja alemã!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Clube do Malte

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!