in ,

Cervejas envelhecidas em madeira – saiba tudo sobre essa deliciosa tendência

Você, cervejeiro antenado nas novidades do universo da cevada, e sempre ligado em tudo sobre cerveja deve ter percebido o “boom” de lançamentos de rótulos de cervejas envelhecidas em madeira. Esse tipo de cerveja, costumam apresentar opções complexas, deliciosas e trazem interessantes aspectos da madeira para o nosso sensorial. De alguns anos para cá, essa técnica começou a ser adotada por diversas cervejarias nacionais e, então, virou tendência no mercado brasileiro. Que sorte a nossa!

Cervejas envelhecidas em madeira – Saiba o que são as “Wood and Barrel Aged Beers”

As cervejas envelhecidas em madeira são bastante diversas e, certamente, diferentes da cerveja comum. Podem ter diferentes bases, ou seja, não existe um único estilo de cerveja que possa ser produzido dessa forma. Elas podem ser de baixa ou alta fermentação. Entre os mais comuns, por exemplo, estão as Porters, Stouts, Barleywines, Saisons e Sours.

O grande diferencial das Wood and Barrel Aged é justamente o fato de elas passarem o tempo de maturação em contato com a madeira. Isso, com o objetivo de extrair características desse material. As Barrel Aged Beers são feitas através da moda antiga, dentro de um barril. Já as Wood Aged Beers recebem a adição de lascas da madeira no tanque de maturação. O mais legal é que o cervejeiro pode nos surpreender utilizando diferentes tipos, como carvalho ou amburana, ou utilizar barris que já receberam outras bebidas, como uísque, vinho e rum.

Por quanto tempo a cerveja é maturada no barril?

Nesse processo de produção de cerveja, o período de tempo em que a cerveja é maturada no barril de madeira depende da receita de cada cervejeiro. Geralmente, ela pode maturar de 1 a 3 anos para ganhar o perfil amadeirado desejado como resultado final. A partir de 6 meses de maturação em barris, a cerveja pode receber a ação de bactérias ou leveduras selvagens, mas não se preocupe pois ela trazem características bem vindas para as Wood and Barrel Aged Beers.

Principais características sensoriais

Cervejas envelhecidas em madeira são intensas. Além das notas da própria madeira utilizada, é possível encontrar toques de baunilha, coco e cereja. Caso a cerveja tenha passado pelo barril de outras bebidas (vinho, uísque, cachaça, etc), ela vai adquirir características semelhantes no aroma e paladar. Ela também costuma agregar traços complexos e maior teor alcoólico. Caso as leveduras selvagens entrem em ação, será possível sentir toques de acidez e sabores que vão te remeter a uma tarde na fazenda.

4 cervejas envelhecidas em madeira

Amburana Lager – Way Beer – Quem disse que cervejas de baixa fermentação não combinam com maturação em madeira? A Amburana Lager, da Way, provou que essa união dá muito certo. Certamente o resultado foi uma Lager encorpada e com notas amadeiradas de amburana.

Saison au Vin – Tupiniquim – A Tupiniquim vem criando ótimos rótulos na sua série Barrel Aged. A Saison Au Vin foi envelhecida em barris de vinho do Porto. Portanto é um tipo de cerveja condimentada, com notas de vinho, frutas e acidez na medida certa.

cervejas envelhecidas em madeira

4 Blés – Bodebrown – A cervejaria curitibana Bodebrown também é famosa por realizar experiências com madeira. A 4 Blés é uma Dark Strong Ale produzida com 4 tipos de trigo diferentes. Além de damascos, tâmaras e chips de carvalho em sua composição. Porém só existem 1.654 garrafas numeradas.

KBS – Founders – Essa Imperial Stout é um clássico da Founders. Além disso, essa cerveja é uma das poucas a conquistar nota 100 no Ratebeer. Ela é envelhecida durante um ano em barril de Bourbon, tem adição de baunilha e café, tudo isso dentro de 12,4% de teor alcoólico.

Quer saber como é feita a maturação de cerveja em barril? Confira aqui!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Severo

Sommelière de Cervejas, Técnica Cervejeira e Editora do Blog Pitada de Cevada