cerveja sem glúten
in ,

TristeTriste RaivaRaiva NerdNerd

Cerveja sem Glúten: para emagrecer ou para celíacos?

Vamos falar sobre glúten. Hoje o post aqui no nosso blog de cerveja vamos falar tudo sobre cerveja sem glúten. Ao que parece, nenhuma razão além da doença celíaca justifica essa pergunta “Tem cerveja sem glúten?”. A proteína presente no malte de cevada e no malte de trigo provoca grande estrago em celíacos, afeta, portanto, todo o intestino delgado do indivíduo.

Em primeiro lugar, se for uma decisão tomada a fim de emagrecer, pode esquecer! Certamente, não é consumindo cerveja sem glúten na sua alimentação, que você vai enxugar (só controlando a quantidade mesmo, com ou sem glúten). Mas então é mais saudável quem não consome glúten? Nada a ver – só se você tiver a doença, claro.

Marcello Bronstein, professor de endocrinologia e metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, até disse ao “M de Mulher” que numa dieta equilibrada os alimentos ricos em glúten podem trazer benefícios e que o fato de um alimento ser livre de glúten não significa que ele seja menos calórico.

Quadro Clínico

Desordem Sistêmica Autoimune, dá medo só de ler. E causa uma desordem, mesmo. Porque o indivíduo pode apresentar, entre os sintomas mais comuns, ou emagrecimento ou obesidade, ou diarreia ou prisão de ventre. Extremos!

A simples presença do glúten no intestino delgado “faz com que anticorpos  reajam, causando inflamação e  culminando com tal quadro clínico”, alerta o médico, Pedro Matias. Somente a dieta livre da proteína garante qualidade de vida.

Celíaco, sim! Sem cerveja, não! Vamos com cerveja sem glúten!

cerveja sem glúten

Agora, pare para pensar: quão aterrorizante é para um amante da cerveja artesanal descobrir que é celíaco? Como deve ser chato descobrir que aquela série de “piriris” fora causada pela cervejada?

Superado o choque, o jeito é partir para a cerveja que tem na receita os malte convencionais substituídos por sorgo, arroz ou milho (entre outros), ou por receitas nas quais os níveis de glúten residual são abaixo de 6ppm (partes por milhão). Já não é mais missão impossível encontrar rótulos livre de glúten mas, diferente da cerveja comum o preço ainda assombra os celíacos.

Tem também quem supere toda essa avalanche pós-diagnóstico categoricamente. É o caso do Daniel Lopes, que, diagnosticado com a doença celíaca, em vez de ficar chorando as pitangas, foi logo resolver o problema na fonte! Desde então, ele passou de cervejeiro caseiro para aprendiz de mestre cervejeiro. Vive, documenta e compartilha experiências do universo da cerveja livre de glúten, através de seu blog “Cerveja Sem Glúten”.

Momento Lista Cervejas Sem Glúten

Antes de listar alguns dos rótulos interessantes que encontrei durante essa busca, Marcos Dank faz parte da banda curitibana Trem Fantasma e recentemente descobriu que faz também do time dos celíacos (pensem, o cara é roqueiro e agora só pode tomar cerveja sem glúten!). Ele indica a brasileira Lake Side Malzbier e a canadense Glutemberg, uma cerveja India Pale Ale muito saborosa.

Para facilitar ainda mais a sua busca por um tipo de cerveja sem glúten, criamos uma lista com as cinco melhores. Confira:

Cerveja sem glúten – Quais as opções disponíveis no mercado?

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Clube do Malte

Escrito por Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!