in ,

6 Dicas para não errar na degustação de cerveja

No artigo anterior conhecemos um pouco sobre a degustação de cerveja e seus tipos. Agora vamos aprender mais sobre como conduzir uma degustação corretamente.

>>Aprenda a degustar cerveja artesanal <<<

Aqui vão algumas dicas para sua degustação de cerveja ser um sucesso:

 

1- Utilize taças ISO. Elas são utilizadas em concursos, análises e degustações profissionais. Caso não as tenha, pode-se usar taças e copos curingas, como o pokal, tulipa ou ½ pint, sem desenhos ou rótulos por todo o copo, assim fica mais fácil analisar a aparência da sua bebida!

2 – Organize tudo com antecedência. Tenha certeza que tudo está dentro dos conformes: cervejas na temperatura correta, copos limpos e secos, trace a ordem das cervejas a degustar. Caso tenha diversos estilos a provar, sempre caminhe da mais clara para a mais escura e da mais fraca para a mais forte. Uma cerveja muito alcoólica ou com muitas notas torradas pode mascarar o paladar de cervejas mais leves se degustada antes dessas.

3- Esteja atento à temperatura da cerveja. Aquela “estupidamente gelada” contrai as papilas gustativas de sua língua, diminuindo paladares e sensações de boca. Cada estilo de cerveja tem sua temperatura correta de serviço. Algumas indicam no próprio rótulo, mas via de regra sirva entre 7º e 12º C.

4- Nunca encha o copo! Estamos aqui para aprender mais sobre a bebida e apreciá-la com calma, então nada de entortar o caneco. Uma degustação de cerveja por padrão serve em média 100 ml da bebida, com isso você consegue provar várias sem se alterar e temos espaço no copo para concentrar os aromas e observar a formação de espuma.

5- Tenha copos com água para limpar o paladar entre uma cerveja e outra. Pode-se também servir pãezinhos (desde que sem tempero) ou bolacha água e sal. O importante é neutralizar o sabor da cerveja anterior antes de partir para a próxima, então nada de petiscos fortes!

6- Tenha em mãos um guia de estilos, não é obrigatório, mas assim você pode analisar se cada cerveja está dentro dos padrões do estilo que se propõe. O BJCP (Beer Judge Certification Program) é o mais utilizado no Brasil em campeonatos, mas você pode usar o guia da Brewers Association também!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.