in

O que é Growler?

Veja como surgiram e como foram parar dentro da casa dos cervejeiros

Já pensou em tomar seu chope favorito no conforto do seu sofá, no churrasco do fim de semana, na casa de um amigo, na praia ou em qualquer lugar que você esteja? Foi pensando nessa praticidade de tomar o líquido sagrado em qualquer lugar e sem que o mesmo perca seu sabor, aroma e demais propriedades, que o Growler foi criado.

O growler nada mais é do que um recipiente de vidro, cerâmica ou alumínio, com tampa de rosca ou de pressão com presilha.

Esse modelo de tampa com presilha evita a perda de gás carbônico, conservando assim, por alguns dias, todo o frescor e sabor da bebida com a mesma qualidade.

Como os growlers surgiram? 

Os growlers foram utilizados pela primeira vez ainda no século 19, nos Estados Unidos. Com a popularização da cerveja em garrafa eles perderam espaço, mas voltaram as rodas cervejeiras americanas nos anos 1980. Com novo estilo, o que antes mais parecia um balde com tampas, agora aparece em forma de galões com alça.

Uma cultura que é muito comum nos Estados Unidos e Europa, também cresceu muito aqui no Brasil. Hoje é possível encontrar growlers para venda em muitas lojas especializadas e também direto nos bares e cervejarias, que inclusive já direcionam ofertas exclusivas para quem vai encher o recipiente e levar para consumir em outro ambiente, seja em casa ou em um encontro com os amigos. O Growler é uma opção prática e com um excelente custo benefício para você desfrutar de um chope fresquinho onde quiser.

Curiosidade: especialistas na língua inglesa sugerem que o nome growler surgiu como referência ao barulho que o gás carbônico da cerveja faz quando o líquido é agitado. Esse barulho lembrava o rosnar de um cachorro. Como em inglês a palavra rosnar é to growl, eis que surgiu o nome growler.

Modelos de Growler

As opções disponíveis no mercado possuem capacidade entre 1 e 5 litros, feitos de materiais como cerâmica, inox, vidro e PET, e são encontrados em diversos modelos e com as mais variadas estampas.

Cerâmica:

é um dos modelos mais bonitos e por essa razão é muito procurado pelos consumidores. No entanto esse material é o mais frágil, o que exige um cuidado maior no manuseio. Outra dica importante referente a esse tipo de growler é que não é indicado que seja feito o envase por contrapressão, pois pode estourá-lo.

Inox:

O growler de inox é também muito bonito e com um dos melhores tipos de vedação, que se bem selada, mantém a cerveja por mais tempo. Em contrapartida é o modelo com maior valor.

Vidro:

Sem dúvida é o mais usado no Brasil. O growlers de vidros são também muito bonitos, com várias posibilidades de modelos e estampas; podem ser fechados com tampas de rosca ou pressão e mantém a a vida útil da cerveja por um período aceitável de tempo. é o material com o melhor custo benefício. A dica aqui é sempre optar por growlers de vidro de cor escura (âmbar), pois isso minimizará a incidência de luz na cerveja.

PET

Os modelos de Pet são os mais baratos, porém são menos duráveis e com menor tempo de preservação da qualidade e frescor da sua cerveja. Ma são boas opções para momentos em que precisa de algo mais prático e barato.

Por quanto tempo devo armazenar a cerveja no growler? 

De maneira geral a cerveja se mantém própria para o consumo por até 10 dias, mas isso depende muito do material que o growler é feito, da forma de enchimento e armazenagem. Mas, depois de aberto, indica-se que o consumo seja imediato.

Cuidados com seu growler

Usar o Growler é algo muito simples. Basta levá-lo até sua cervejaria preferida, ou mesmo em bares especializados, pubs ou brewpubs e pedir para encher. Mas claro, antes de tudo e principalmente entre um abastecimento e outro, é necessário seguir algumas regras simples em relação aos cuidados e limpeza de seu growler.

Cervejaria é um espaço para a família?

Confira as dicas:

  • A primeira e principal dica de cuidado é a limpeza do growler. Leve ele com água corrente e uma gota de detergente. Chacoalhe bastante, de modo que limpe todo o recipiente e enxague, muito, muito bem. Um bom enxágue é o ponto mais importante, pois assim evita que permaneça no recipiente algum resquício do detergente, que poderá interferir no gosto da cerveja que será posteriormente armazenada no growler.
  • Para limpá-lo, não use, em hipótese alguma, álcool ou qualquer outro produto de limpeza. Somente detergente e água mesmo.
  • Deixe-o secando, de preferência de cabeça para baixo, e guarde-o somente quando estiver totalmente seco.
  • Outra dica, é que cuide ao máximo para que seu growler não caia ou bata em algo. Ele pode não quebrar na hora, mas pode trincar ou ocorrer pequenas rachaduras que, com a pressão na hora de carregar o chope, pode estourar.

Agora que você já sabe tudo sobre growler, basta comprar o seu e encontrar, na sua cidade, um bom lugar para enchê-lo. Quer uma dica, temos vários modelos incríveis de growlers em nosso site. Confira aqui!

Cheers!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!