in

NerdNerd FodaFoda AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste EngraçadoEngraçado

Você sabe a diferença entre chopp e cerveja?

Com certeza você já ouviu muita gente dizer que prefere chope a cerveja, ou vice versa. Mas você sabe a diferença entre chopp e cerveja? Geralmente a receita para ambos é a mesma. A cerveja é o chopp engarrafado e o chopp é a cerveja armazenada em barricas e servida através de torneiras. Mas vamos as explicações técnicas.

Na verdade, em todo o mundo é empregada a mesma palavra para designar a cerveja, independentemente de sua forma de acondicionamento. Seja em barricas, em garrafas ou em latinhas, muda-se apenas o complemento: draft ou draught beer (sob pressão), bottled beer (engarrafada) e canned beer (enlatada).

Queijos e cervejas no inverno – uma combinação perfeita!

A palavra chope vem de schoppe, que em alemão que significa copo de meio litro, uma unidade de medida usada nos bares da época. O termo chope passou a ser usado no Brasil para designar a cerveja armazenada em barris e servida por meio de torneiras. Muito provavelmente esse termo começou a ser usado por aqui, pelo fato de que na Alemanha era comum pedir a cerveja pela unidade de medida desejada, ou seja, pedia-se um schoppe, como referência a um copo de 500 ml da bebida. Logo os brasileiros passaram a chamar de chope, a cerveja extraída das torneiras.

Mas chopp e cerveja são ou não a mesma bebida?

chopeNesse caso pode haver diferença sim. O chope é a cerveja armazenada em barris para consumo mais rápido. Já a cerveja em garrafa, passa por processo de pasteurização ou filtração. Essa necessidade surgiu para prolongar o seu tempo de vida, seja para estocagem ou para torná-la um produto delivery, que pudesse ser consumido mais tarde.

A cerveja engarrafada ou em lata é pasteurizada ou filtrada a ponto de tornar-se estéril, ou seja, sem microorganismos deteriorantes, tornando-se uma bebida mais estável e durável. Mas, o processo de pasteurização pode modificar, ainda que levemente, o sabor da bebida. Já a filtração, pode tirar parcialmente substâncias que aumentam a sensação de corpo na cerveja. Em ambos os casos pode perder-se um pouco em sabor e aroma e é comum a percepção, mesmo que sutil, dessa diferença entre chopp e cerveja.

Porém hoje algumas grandes cervejarias também estão pasteurizando o chope para aumentar seu tempo de validade, o que faz cair por terra a teoria da cerveja ser pasteurizada e o chope não, deixando essa diferença apenas no nome para referir-se ao tipo de acondicionamento da bebida. Mas, de qualquer forma, a pasteurização pode deixar o produto diferente, o que muitas vezes será sim, percebido no paladar e aroma da cerveja. No resultado final os dois nomes se referem a mesma bebida, podemos chamar de chope ou cerveja.

Já que entramos no assunto, aproveite e garanta as melhores cervejas artesanais, especiais e importadas em nossa loja virtual!

Fonte: Larousse da cerveja, Ronaldo Morado

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!