https://nacaocervejeira.com.br/curiosidades/os-10-principais-copos-para-cerveja
in

Os copos de cerveja realmente impactam na degustação?

Se você pensa que pode sair tomando cerveja em qualquer copo por aí… Você está certo! O importante é tomar sua cerveja favorita. Mas eu posso te garantir que, tomando nos copos de cerveja, especificamente para aquele estilo, você terá uma experiência completamente nova.

Os diferentes estilos de copos para os mais diversos tipos de cerveja foram desenvolvidos para preservar as características da cerveja o máximo de tempo possível. Por isso, os copos possuem quatro características que desempenham funções super importantes para você degustar a cerveja da melhor forma!

Neste vídeo eu explico tudinho sobre os copos de cerveja:

A função estética está presente. Vai dizer que não é bonito tomar cerveja naquele copão que destaca a espuma e a cor do líquido sagrado? Sim o copo serve para deixar sua cerveja mais bonita também. Outra função importantíssima é para a formação e retenção da espuma. A espuma serve como escudo para nossa cerveja, logo cada copo foi desenvolvido para manter a espuma conforme o estilo pede. Por exemplo: as Lager precisam de uma boa retenção de espuma por serem cervejas carbonatadas, por isso demandam copos mais “finos”; esse formato retém a espuma no copo por mais tempo.

A espuma também influencia nas outras duas funções dos copos: o aroma e a temperatura, que é super importante. Algumas cervejas devem ser consumidas em temperaturas menores e outras maiores. Por isso, alguns copos ajudam com o contato da mão que vai “aquecer” a cerveja, assim como no formato. E, por fim, temos a função aromática. Copos com a boca mais larga são para cervejas mais aromáticas e complexas. A abertura faz com que a gente consiga extrair bem mais das propriedades aromáticas da cerveja.

Outro fato bem interessante é que alguns copos de cervejas, geralmente taças, possuem uma gravura esculpida no fundo interno, como é o caso das famosas taças da Delirium Tremens e da Duvel. Isso faz com que as bolinhas de gás se formem no fundo da taça, pela expansão do dióxido de carbono, e mantenham a espuma por mais tempo.

copos de cerveja - taça duvel

Curiosidade: as canecas (Mugs em inglês, ou Stein em alemão) foram os primeiros recipientes utilizados para beber cerveja. São copos robustos, pesados, com alça e diferentes capacidades de armazenamento. Muito utilizado hoje em festivais de cervejas e festas alemãs, principalmente a Oktoberfest, alguns chegam a comportar até um litro de bebida.

Sabendo disso, agora você pode entender um pouco melhor sobre o porquê de termos copos tão diferentes. Mas é sempre importante lembrar que você não precisa ter todos esses copos em casa, pois haja espaço e grana, não é mesmo?

Eis uma dica para você que quer começar a degustar suas cervejas de forma mais profunda: tenha em casa a taça sommelier. Ela foi desenvolvida justamente para isso, para a degustação de cervejas diversificadas. Serve como um curinga!

Se quiser saber um pouco mais, temos um e-book com outras informações sobre alguns estilos de copos. Nele, explicamos melhor as funções dos copos para a degustação, dá uma olhada lá! Clique na imagem e confira!

 

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fernanda Barzenski

Relações públicas, social media e sommelière de cervejas.

harmonização de cerveja

Harmonização de cerveja na culinária amazonense

Schornstein

Schornstein – a cerveja com alma