in

Como fazer cerveja artesanal?

Você já parou para pensar como fazer cerveja artesanal? E quais os processos que a cerveja passa até chegar ao seu copo? Nós resolvemos te ajudar e nesse texto mostramos todas as etapas de fabricação de uma cerveja especial.

Malteação

A maltagem é o primeiro processo para fazer a cerveja, porém normalmente essa etapa é realizada nas maltarias. A maltagem consiste em umedecer os grãos até que se inicie a germinação. Quando os grãos brotam o processo é interrompido e então é feita a secagem ou torra. O nível de torra irá determinar características como coloração e aromas, que o malta trará para a cerveja.

Escolha dos ingredientes

Nesse segundo momento o cervejeiro irá fazer a escolha dos ingredientes de sua cerveja. O tipo de grão (maltado ou não) e o nível de torra são os principais fatores que determinarão o resultado final. Diferentes leveduras contribuem para cervejas mais alcoólicas ou pra perfis mais frutados. Assim como um diferente tipo de de lúpulo pode conferir mais amargor ou um perfil de sabor característico daquele lúpulo me questão.

Moagem

Nessa etapa os grãos do malte são quebrados para facilitar o acesso ao amido

Para continuar aprendendo como fazer cerveja artesanal você precisa entender o que é brassagem. A Brassagem é um método composto por quatro estágios: Mostura, filtragem, fervura e resfriamento e são eles que vamos explicar a seguir.

Mostura

Nesta etapa, os grãos moídos da cevada são cozidos em temperaturas controladas, resultando no mosto. Os açucares liberados aqui serão posteriormente convertidos em álcool pela ação da levedura.

Clarificação

O mosto então é trocado de panela onde as cascas do malte do bagaço da mostura servem como um filtro para eliminar partículas suspensas.

Fervura

Aqui ferve-se o mosto. É nessa etapa que os lúpulos são adicionados conforme o resultado que se espera. Por exemplo, para conferir amargor a sua adição é no início da fervura, já os lúpulos aromáticos são inseridos no final. Existem tipos de lúpulos que conferem mais amargor ou mais aroma, por isso é importante uma boa seleção dos seus ingredientes.

Whirpool

Durante a fervura o líquido é mexido, formando um redemoinho. Essa etapa traz as partículas sólidas de lúpulo para o centro da panela, evitando assim que os resíduos de lúpulo sólido sejam arrastados para a fermentação.

Lager e Ale – Afinal qual a diferença entre elas?

Resfriamento

Essa etapa é muito importante, pois aqui o mosto é resfriado para receber a levedura. Deve estar em uma temperatura ideal no momento em que for incorporar a levedura, do contrário poderá contaminá-lo ou ainda matar a levedura. Sua temperatura vai depender da fermentação que espera: baixa para Lager (entre 6°C e 12°C) e alta para Ale (entre 15°C e 24°C).

Fermentação

levedura

Aqui é o momento em que as leveduras irão trabalhar bastante para transformar o mosto em cerveja. As leveduras irão consumir os açucares presentes no mosto, gerando assim principalmente álcool e CO2. As leveduras também são responsáveis por alguns tipo de aromas e sabores típicos.

Maturação

Nessa etapa, as composições que definem o aroma, sabor e elaboração dos ésteres serão amadurecidos. Seu tempo de duração é de aproximadamente 10 dias, podendo se estender por meses em alguns estilos de cervejas. Aqui a temperatura deve ser reduzida para que as leveduras continuem trabalhando.

Chegamos na parte final do processo de como fazer cerveja artesanal:

Envase

Nessa etapa ocorre, por fim, o engarrafamento da cerveja. Nesse processo, a cerveja não poderá entrar em contato com o oxigênio do ar, para evitar possíveis alterações no paladar. É também durante o envase que a cerveja receberá o gás carbônico da carbonatação, seja por meio de uma refermentação na garrafa (aproveitando por ação das leveduras ainda vivas) ou a carbonatação forçada (CO2 aplicado sob pressão à cerveja pronta).

No Copo

Pronto! Agora ela será transportada para os centros de distribuição, posteriormente para uma loja ou bar e assim chegará ao seu copo.

E aí, entendeu qual é o processo de como fazer cerveja artesanal? Para conhecer diversas marcas  de cervejas artesanais, você pode clicar aqui.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Caroline Silva

Escrito por Caroline Silva

cervejaria De Struise

O outro lado de Vleteren – Conhecendo a cervejaria De Struise 

Clube do Malte comemora 10 anos