garrafa ou lata
in

Cervejas de garrafa ou lata?

Assim como temos discussões do tipo Lager ou Ale, Sour ou IPA, algo que vira e mexe aparece fervoroso em conversas cervejeiras “garrafa ou lata?”. De uns tempos pra cá muitas cervejarias abandonaram o envase em garrafa e estão seguindo com a maior parte de sua produção em lata, mas sempre tem aquele que defende a boa e velha garrafa. Mas afinal, qual é melhor?

A verdade é que ambas têm suas vantagens. A garrafa ganha quando se diz sobre custo de produção, seu maquinário é muito mais vasto e barato, o material usado também custa menos que o alumínio das latinhas, além disso, são mais resistentes e muitas vezes retornáveis. Porém a lata têm sua vedação muito mais eficiente tanto contra perda de carbonatação quanto entrada de luz, mantendo assim seu precioso líquido seguro por mais tempo, ocupam menos espaço e são mais fáceis de reciclar. Outra vantagem da lata é que o metal é melhor condutor de calor que o vidro, portanto sua cerveja irá gelar mais rápido.

E aquela história de conservantes para se envasar latas? Esqueça, é mito! Você não terá gosto de metal por usar latas, nem precisa de conservantes adicionais. A lata é feita de alumínio apenas por fora, dentro dela existe uma película semelhante a das caixinhas Tetrapak, isso mantém a bebida isolada do metal. A cerveja produzida é a mesma, não importa se a bebida vai parar numa garrafa, lata ou barril antes de chegar ao seu copo, e até o processo de pasteurização que ocorre na garrafa também é feito nas latas. Inclusive, por conta da lata ser totalmente segura contra a entrada de luz, você nunca terá uma cerveja em lata com lightstruck, um off flavor tão comum em cervejas de garrafas transparentes ou verdes. Então no quesito proteção da sua bebida, a lata é bem superior.

Do meu ponto de vista o que falta para as garrafas entrarem em extinção é um investimento maior na produção de equipamentos para facilitar e baratear o envase em lata. Para as grandes cervejarias o custo desses equipamentos é diluído no montante da produção, mas para cervejarias menores isso se torna um impasse. Hoje existem empresas especializadas em envasar latas, levando o equipamento até a microcervejaria para um envase pontual de latas. Assim é possível que diversas cervejarias menores possam produzir suas latinhas sem arcar com o custo de aquisição do equipamento necessário.

Particularmente não vejo a hora de alguma empresa desenvolver um equipamento simples e fácil para envase de cerveja caseira, com certeza eu seria um dos primeiros a adotar essa tecnologia!

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Fred Banionis

Homebrewer, sommelier de cerveja e produtor audiovisual. Amante de harmonizações e caçador de novas experiencias.