Algumas parcerias fizeram história. Pelé e Coutinho encantaram o mundo do futebol, Laurel & Hardy espalharam gargalhadas por onde passaram, Simon & Garfunkel cativaram multidões com as suas canções e, na literatura, Dom Quixote e Sancho Pança estão no pedestal.
No campo das cervejas artesanais as parcerias cervejeiras também são muito comuns. Esse mercado de gente estranha em que concorrentes se unem para produzir novas cervejas.
Este ano, a belga Brasserie Dupont e a americana Allagash Brewing Company se uniram para lançar uma nova cerveja: a Saison Brewer’s Bridge.
Brewer’s Bridge é uma ponte cruzando o Atlântico Norte e unindo o melhor dos dois continentes: a levedura belga da Dupont com os lúpulos americanos Cascade.
O produto final é uma Saison bem fiel ao estilo. Uma cerveja refrescante, com aquele tradicional sabor frutado e final seco. Os lúpulos americanos colaboram com um leve aroma cítrico e pequeno amargor. No geral, é uma cerveja bem complexa, mas ao mesmo tempo possui sabores bem balanceados. Sem dúvida uma das melhores que eu bebi este ano. E as notas do Ratebeer (98/98) e do BeerAdvocate (4,18/excepcional) mostram que não estou sozinho nessa avaliação.
A Allagash é a mais belga das cervejarias americanas. O seu portfólio tem uma sólida Tripel e uma boa linha de Sours. Mas o grande destaque é a Allagash White, uma Witbier que entra facilmente na lista das melhores do mundo no estilo. Já escrevi sobre essa cervejaria aqui alguns meses atrás.
E se você não conhece a Brasserie Dupont, trate logo de reparar esse erro. A famosa Saison Dupont é o carro-chefe e referência no mercado. Uma cerveja que serve de inspiração para cervejeiros ao redor do mundo.
Uma parceria como essa não tinha como dar errado. Dupont e Allagash estão para as cervejarias como Calvin e Haroldo estão para os quadrinhos. Uma dupla perfeita.
Cheers!
Agora conta aqui pra gente. O que você acha das parceiras cervejeiras? Acha que é importante para o mercado?