A cerveja Duvel é uma das cervejas belgas mais famosas do mundo. Referência em estilo ela bateu de frente e reinou em tempos em que apenas as cervejas lagers tinham mercado de consumo. Com produção superior a 265.000 hectolitros, atualmente a ela é comercializada em mais de 60 países, sendo a mais importante do grupo.
Sua história começou em 12 de setembro de 1871, quando Jan-Léonard Moortgat, descendente de uma família de cervejeiros, construiu junto com sua mulher a cervejaria Moortgat no centro de Breendonck, uma pequena aldeia flamenca ao norte da cidade de Bruxelas. No inicio sua distribuição era somente ali pela região. Aproximadamente na virada do século os filhos Albert e Victor, assumiram a cervejaria.
Mas foi só em 1923 que surgiu o nome Duvel, que em idioma flamenco significa diabo. Lançada com o nome de Victory Ale, com uma graduação alcóolica um tanto quanto elevada, 8,5%, diz a lenda que o nome Duvel surgiu quando Van De Wouwer, um sapateiro e amigo de Albert, soltou a frase “que diabo de cerveja”.
Produzida com malte do tipo Pilsener, levedura derivada das cervejas tipo ale escocesa, e lúpulos vindos do leste europeu, seu processo de fabricação leva cerca de 90 dias. Ela é fermentada em altas temperaturas, após isso passa pela maturação. Posteriormente é adicionada uma pequena quantidade de açúcar para a refermentação na garrafa funcionar perfeitamente, conferindo maior carbonatação à bebida. Trata-se de uma cerveja do estilo Gold Strong Ale, limpa, alcoólica e seca, com aromas de mel e leve floral do lúpulo.
Atualmente a Moortgat é proprietária de várias cervejarias na Bélgica e também no exterior. O sucesso da cerveja Duvel é tanto que a cervejaria passou a se chamar Brouwerij Duvel Moortgat. E Como se já não bastasse todo o sucesso da Duvel a cervejaria lançou uma edição lupulada em 2007. A série Duvel Tripel Hop emplacou e desde então todo ano é lançada com uma lupulagem diferente. Sempre utiliza três tipos de lúpulos em sua receita e passa pelo processo de dry hop para conferir maior aroma a cerveja. Também em 2007 a marca lançou a Duvel Collection uma incrível coleção de taças customizadas por artistas de diversos segmentos.
Duvel Tripel Hop Citra – rótulo definitivo da série chega ao mercado brasileiro
Curiosidades da marca Duvel:
Uma marca como a Duvel, com mais de 140 anos de história, com certeza tem muita coisa pra contar. Algumas curiosidades da Duvel são:
- Para servi-la você deve seguir um ritual. A temperatura deve estar entre 8 e 10°C e a cerveja deve ser servida em taça tulipa, cuidadosamente para não misturar a levedura que está no fundo. Isso garante uma cerveja límpida e transparente, com uma bela formação de espuma.
- A Duvel não é comercializada em barris devido a alta utilização de CO2 em sua receita.
- Sua validade é sempre de três anos.
- A marca tem sua famosa taça como uma grande ferramenta de marketing e forte elo com o consumidor.
- Sua propaganda mais famosa é uma bela imagem da taça cheia até a borda com a icônica cerveja dourada.
Principais rótulos da cerveja Duvel:
Duvel Tripel Hop Citra
A Duvel Tripel Hop Citra foi criada depois de uma prova às cegas com mais de 5.000 voluntários em que eles deveriam escolher a variedade de lúpulo favorita, e o mais votado foi o Citra. Fundada no dia 12 de setembro de 1871 em uma pequena aldeia flamenca ao norte da cidade de Bruxelas, a cerveja Duvel é uma das mais tradicionais da Bélgica, sendo parte do grupo Brouwerij Moortgat.
Duvel Tripel Hop
A cerveja Duvel Tripel Hop é fabricada com três variedades de lúpulos e a cada ano o terceiro lúpulo é modificado para para trazer à receita aromas e sabores únicos. A Duvel Tripel Hop Cashmere é feita com o lúpulo americano Cashmere. No aroma e sabor ela apresenta notas florais e de frutas tropicais.
Duvel 6,66
A cerveja Duvel 6,66 é uma Belgian Blond Ale que leva em sua receita uma combinação de 6 lúpulos com toques de raspas de laranja. Seu sabor é fresco e frutado e, como a clássica Duvel, a 6,66 leva os lúpulos Saaz e Styrian Golding, com adição de outras quatro variedades através da técnica de dry-hopping. A cerveja Duvel 6,66 tem refermentação na garrafa e como o nome já diz, seu teor alcoólico de 6,66%. No sensorial apresenta notas frutadas com um toque de laranja.