Schornstein
Créditos da foto: Facebook da marca.
in

Schornstein – a cerveja com alma

A cervejaria Schornstein é uma das pioneiras no mercado de cervejas artesanais do Brasil. Ela nasceu em 2006 em Pomerode – Santa Catarina, a cidade mais alemã do Brasil e resgata a tradição e o talento de fabricar cerveja, trazidos pelos primeiros imigrantes alemães que chegaram na região onde está instalada, conhecida hoje como o Vale Europeu. Por isso, trata esse líquido precioso com a paixão que ele merece.

A cervejaria está sediada em um prédio histórico muito importante para a cidade de Pomerode: o antigo Mercado Weeg. Ao lado da fábrica está o prédio que deu início à cervejaria e que atualmente abriga o Schornstein Kneipe, bar oficial da marca. O local conta com um belo chaminé feito de tijolos maciços artesanais, que possui 30 metros de altura. E foi por conta dele que surgiu o nome da cervejaria, pois Schornstein, em alemão, significa chaminé. 

Entre os destaques da linha estão rótulos premiados nacional e internacionalmente. Um dos exemplos é a Schornstein IPA, que figura entre as mais conhecidas do país, medalhista de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja de 2014. É uma cerveja com 6,5% de teor alcoólico, com aroma floral, cítrico e frutado, notas condimentadas e amargor característico do estilo.

Tá a fim de amargor? A cerveja artesanal IPA é para você!

 Outro rótulo da marca com grande destaque é a clássica Schornstein Witbier, uma cerveja feita com cascas de laranja, tangerina e coentro, o que dá a ela um estilo muito refrescante, típico das cervejas do estilo Witbier. Essa cerveja foi medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja em 2014 e ouro na Copa Cervezas de America em 2016.

Schornstein Beer Custom

E olha só essa novidade da cervejaria. Já pensou ter a sua Schornstein toda personalizada com a sua marca, evento ou celebração. Com esse produto os apreciadores têm a possibilidade de ter os sabores e a alma das Cervejas Schornstein, em latas personalizadas, seja para empresa, comércio, evento corporativo ou social, ou apenas para presentear os seus amigos, clientes, ou convidados. Já pensou em uma cerveja com o seu nome? Incrível não?

E não para por aí

Navegando pelo site da marca eu descobri uma categoria cheia de receitas culinárias, com indicações de harmonização com as cervejas da casa, além de várias receitas de pratos feitos com adição de cerveja no preparo. Tem muita receita legal para você se aventurar na cozinha e unir ainda mais a bebida com a boa mesa. 

Quer conhecer a Schornstein?

A Schornstein oferece visita guiada às suas instalações. A cervejaria abre suas portas para que turistas, apreciadores, experts em cerveja e o público em geral, conheçam sua fábrica entrando em contato com o melhor da sua essência cervejeira.

Junto com um guia é possível todas as etapas e os processos produtivos dos diferentes rótulos da Schornstein, passando pela seleção dos ingredientes e seu preparo até o envase e armazenamento das cervejas. 

Seguindo os protocolos de segurança, devido a pandemia a visitação à cervejaria está suspensa  por enquanto. Mas, através do site (www.schornstein.com.br) você pode entrar em contato para saber mais sobre quando as visitações serão restabelecidas.  

E quando tudo isso passar e estivermos seguros fica aqui a minha dica para você colocar o pé na estrada e partir para Santa Catharina, além da Schornstein o estado conta com diversas outras cervejarias incríveis e que são parada obrigatória em qualquer roteiro cervejeiro pelo Brasil.

Até a próxima.

Cheers!

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Copos de cerveja

Os copos de cerveja realmente impactam na degustação?

o que é cerveja Pilsen

O que é cerveja Pilsen?