A legalização da maconha é assunto discutido mundo afora. Depois de décadas de fracassadas políticas de combate aos entorpecentes, em alguns lugares chegou-se à conclusão de que é preciso focar o combate em drogas mais pesadas e liberar o uso de drogas consideradas mais leves, como a maconha. Nos Estados Unidos, onde o federalismo é levado mais à sério, a decisão fica por conta dos estados. O Colorado foi um dos pioneiros na liberação e serve de pano de fundo para a nossa história sobre a Cannabis IPA.
>>> Brigadeiro Stout – a cerveja em homenagem aos brasileiros <<<
Cerveja Cannabis IPA The Hemperor
Você já deve ter bebido cerveja com milho, trigo, especiarias e até café. Já pensou em beber uma cerveja que tenha maconha entre os ingredientes?
A New Belgium Brewing, com sede no Colorado, chegou quase lá. Eles lançaram este ano a The Hemperor,uma cerveja que utiliza sementes de cânhamo na sua receita.
O cânhamo (cannabis ruderalis) é um parente da maconha (cannabis sativa), mas com baixas dosagens de THC (substância psicoativa). Consigo imaginar a cara de decepção de alguns leitores.
Depois de anos de pesquisa, os cervejeiros da New Belgium conseguiram reproduzir o aroma da maconha, mas sem os componentes entorpecentes. Foi preciso um grande jogo de cintura.
Mesmo contendo baixas taxas de THC, a utilização legal do cânhamo é muito restrita nos Estados Unidos. Os cervejeiros gostariam de ter utilizado as folhas e flores da planta, mas só puderam utilizar a semente sem a casca.
A escolha do estilo IPA não foi por acaso. Os lúpulos (Humulus lupulus) são da mesma família (Cannabaceae) da cannabis. Uma engenhosa combinação de lúpulos, sementes de cânhamo e outros ingredientes naturais possibilitou a criação dessa Hemp Beer.
Mas nada muito forte. Esta é uma cerveja bem balanceada e os sabores e aromas são bem suaves. Você não vai ficar com bafo de maconheiro.
Algumas micro cervejarias já exploraram o cânhamo como ingrediente. Mas é a primeira vez que este tipo de produto é lançado por uma cervejaria com grande produção e distribuição nacional…quer dizer… quase. A The Hemperor teve a comercialização proibida no estado de Kansas. Mas não se intimide. Essa cerveja é bem interessante e vale a pena experimentar.
Cheers 😉